CEU Remo: U.Porto regressa com mais uma medalha
É a 5ª medalha conquistada pela Universidade do Porto (U.Porto) nos Campeonatos Europeus Universitários de 2015. Desta vez, Joana Branco e Letícia Gonçalves protagonizaram o bronze no Remo, em LW2x, na competição que decorreu de 9 a 12 de setembro, em Hanover, na Alemanha.Cinco estudantes-atletas da U.Porto apresentaram-se no 9º Campeonato Europeu Universitário de Remo para disputar quatro vertentes da modalidade. No feminino, Joana Branco e Letícia Gonçalves disputaram Double e Single Scull Ligeiro (LW2x e LW1x).
Na competição de duplas, as portuguesas entraram logo no primeiro heat e destacaram-se ao terminaram em 1º lugar. Com 7:42.09, deixaram para trás as equipas das universidades de Basel (Suíça), Viena (Áustria) e Würzburg (Alemanha) e apuraram-se para a final.
Na fase seguinte, o tempo aos 1000m ditava o 4º lugar para as estudantes da invicta. Mas estas não deixaram que essa fosse a posição final e subiram para a 3ª posição, terminando com 7:39.20, mais 12.28 que as inglesas de Exeter. Estava assim ganha a medalha de bronze, a primeira da U.Porto no feminino do CEU de Remo e a 5ª do clube nos europeus deste ano.
Nos individuais, ambas as estudantes tiveram que ir a repescagem, após terminarem em 4º lugar nos seus respetivos heats. Na repescagem, Joana Branco terminou em 2º com 8:23.33, imediatamente atrás de Magdalena Suitek da Polónia. Já Letícia não conseguiu manter a vantagem que tinha sobre a última atleta e acabou por ser a última a terminar a prova.
Joana Branco apurou-se para a final A e Letícia para a final B. Nesta última fase, ambas terminaram em último dos respetivos grupos. Em suma, na tabela final, Joana com o tempo de 8:24.52 foi 6ª classificada e Letícia com 8:52.10 ficou em 9º.
No masculino, Miguel Menezes e Guilherme Gomes disputaram o individual e duplas de sculls (M1x e M2x). Vítor Bermudes participou apenas no M1x.
Na prova individual, Vítor Bermudes (heat 2) foi o mais rápido dos três portugueses (7:36.48) e o que ficou melhor classificado na sua tabela (2º lugar). Miguel e Guilherme, ambos no heat 1, terminaram nos últimos dois lugares do grupo, com mais de 24 segundos de diferença do líder da Bielorrússia.
Encaminhados para a repescagem, Guilherme Gomes ficou em 3º do grupo A (7:29.44) e Miguel Menezes terminou em 4º (7:30.38). Vítor e Guilherme marcaram presença na final B, na qual terminaram em 5º e 6º lugares, respetivamente. Na final C, Miguel Menezes terminou em 1º lugar (7:27.57), posição que assegurou durante toda a prova. Na tabela final, Vítor conquistou o 10º lugar, seguido de Guilherme no 12º e de Miguel no 13º lugar.
Na prova M2x, Miguel Menezes e Guilherme Gomes estiveram muito perto do pódio. Segundos classificados no heat 1, com 6:54.56 e 1.61 segundos dos alemães Jonas e Niklas Kell, líderes deste grupo, apuraram-se para a final. O momento da decisão deu a vitória novamente aos alemães de RWTH Aachen, mas os portugueses só conseguiram o 4º lugar (6:50.77).
A equipa da U.Porto regressa assim à cidade invicta com a 5ª medalha do clube nos CEU’s de 2015, que se juntou às duas medalhas de ouro – Futebol 7 feminino e Karaté -, às duas medalhas de prata da equipa feminina de Rugby 7s e no Karaté.
Fotografias: Organização CEU Remo e U.Porto