Jogos Universitários Europeus 2018: Números finais
A cerimónia de encerramento dos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorreram na cidade de Coimbra, teve lugar no complexo desportivo do Estádio Universitário e fechou oficialmente o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.
Depois de ser cantado o hino nacional, os representantes das 80 instituições de Ensino Superior presentes desfilaram em representação das suas academias, abrindo o caminho para um grupo de ginastas que deu vida ao espetáculo “Vida Académica”, dividido em várias partes, que pretendeu mostrar, através da ginástica artística, o verdadeiro significado do espírito académico característico da cidade de Coimbra.
O secretário-geral dos Jogos Universitários, Mário Santos, abriu a sessão discursiva enaltecendo que o legado material deixado na cidade é bem visível, especialmente no Estádio Universitário. Segundo o próprio, “é agora nossa responsabilidade e dever fazer com o que o legado imaterial prevaleça e que, através dele, se possa construir um mundo melhor através da educação pelo desporto”. Estiveram também presentes e dirigiram algumas palavras de agradecimento e enaltecimento ao evento Adam Roczek, presidente da EUSA (Associação Académica do Desporto Universitário), que considerou estes, “os melhores Jogos Europeus Universitários de sempre”, e Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A cerimónia terminou com a descida da bandeira da EUSA, ao som do “Gaudeamus Igitur”, cantado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, e com a passagem da mesma para o comité organizador dos Jogos Europeus Universitários 2020, que decorrerão em Belgrado.
Organizar os Jogos Europeus Universitários requereu o envolvimento de cerca de 6000 pessoas que, durante meses preparam duas semanas de caráter desportivo e educativo. Este tipo de evento decorreu com a colaboração e ajuda de:
- 4027 Participantes;
- 3293 Atletas;
- 291 Universidades de 38 países;
- 506 Equipas;
- 355 Árbitros (224 organização e 131 equipas);
- 293 Oficiais;
- 141 Chefes de Delegação;
- 299 Treinadores e 73 treinadores-adjuntos;
- 117 Membros do Comité Organizador;
- 249 Membros de Staff;
- 87 Seguranças;
- 25 Membros da Área Média mais a Cruz Vermelha;
- 65 Membros da Área Médica das delegações visitantes;
- 45 Representantes da EUSA;
- 184 VIP’s;
- 159 Media;
- 672 Voluntários;