Centenas de pessoas assistiram à cerimónia de abertura
Serão umas Fases Finais ‘inesquecíveis’. Esta foi a garantia dada ontem, na cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu no largo da Feira de Leiria. O evento, que assinalou o arranque oficial das competições, reuniu centenas de pessoas, entre estudantes-atletas, entidades locais e organização.
Durante a cerimónia, o presidente da FADU, André Reis, aproveitou para agradecer todos os esforços realizados até ao momento pela comissão organizadora local – com especial destaque para as dezenas de voluntários – e pelas autarquias, e destacou um lado ‘especial’ do desporto universitário. ‘A FADU tem sido um exemplo extraordinário nos últimos anos e decidimos que o lema destas Fases Finais seria Não Leves a Violência na Desportiva. No desporto universitário há fairplay, as equipas almoçam e jantam juntas, vão para a bancada e estão unidas’, referiu em alusão à campanha da FADU que vigora durante a época 21/22 e que pretende promover os valores associados ao desporto.
Também o presidente do Politécnico de Leiria (P.Leiria), Rui Pedrosa, aproveitou o momento para agradecer, no caso pela cedência das instalações desportivas por parte dos municípios e dos clubes locais, e reforçar uma vez mais a honra que a instituição que representa sente pela confiança depositada aquando da atribuição da organização. ‘Honra-nos muito receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, serão duas semanas de competição intensa, onde estarão presentes valores maiores’.
Chamados a palco, também os anfitriões deixaram palavras a todos os que estão agora pela região à boleia das competições universitárias. ‘Este evento ocorre num ano especial, uma vez que somos cidade europeia do desporto’ começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. O autarca referiu no seu discurso que o desporto se assume hoje, no concelho de Leiria, como ‘uma das suas principais marcas’ e que a realização das Fases Finais ‘é um feliz exemplo disso’. Na sua vez de intervir, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recordou o que foi dito na cerimónia de apresentação e sorteio da competição. ‘Prometemos que ia ser a melhor organização de sempre e vai!’ assegurou, deixando uma mensagem simples a todos os participantes: ‘disfrutem, disfrutem e disfrutem!’. O presidente sublinhou ainda a importância de conjugar estudos e desporto na formação enquanto cidadãos. ‘Educar pelo desporto é a coisa mais extraordinária que aqui fazemos’.
Antes de se entoar em uníssono a declaração de abertura oficial do evento, também o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, deixou um desejo: ‘que as Fases Finais decorram com sucesso e que vençam os valores do desporto!’
O evento contou com a apresentação de Márcio Menino, e foi abrilhantada pela atuação do grupo de bombos Tocándar, do grupo de dança contemporânea do Sport Operário Marinhense e ainda pela dupla de DJ Cromos da Noite. Eliana Bandeira, estudante-atleta pelo P.Leiria e embaixadora do evento, também deixou uma mensagem a todos os participantes.
As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 21/22 decorrem até 27 de maio nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol. Serão atribuídos nove títulos de campeão, o primeiro já esta quinta-feira, no andebol feminino.