Atividade de canoagem encerrou duas semanas de celebração do desporto universitário
‘Desporto sim, isolamento não’ pode ser o resumo perfeito do evento que decorreu este sábado, 3 de outubro, com organização da FADU, e que marcou o fim das celebrações do Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU) e da Semana Europeia do Desporto. A descida dos rios Zêzere e Tejo, de Constância ao Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, reuniu mais de 60 participantes, numa atividade que juntou o desporto e a cultura, respeitando as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS).
De vários pontos do País, representantes de vários clubes e associados da FADU fizeram o percurso de canoagem de 5km em grupos de dez, enquadrado na edílica paisagem das margens do Tejo, terminando na visita ao Castelo de Almourol. No momento em que também se está a iniciar um novo ano letivo, este encontro, o primeiro com presença física em tempos de pandemia, veio ao encontro da temática escolhida para as celebrações deste ano, onde a preocupação com a saúde mental aliada ao desporto ganhou ainda mais importância.
‘Entendemos que é importante dar um sinal de confiança, mostrar que podemos regressar gradualmente à prática da atividade física, tendo sempre presentes as recomendações da DGS, e apelando ainda à responsabilidade individual. O bem-estar físico é fundamental para a saúde mental e o nosso objetivo com esta atividade foi também ajudar no combate ao isolamento que a pandemia veio agravar e dar esse sinal de confiança, numa altura em que se aproxima o arranque da época desportiva universitária’, referiu o presidente da FADU, após a atividade.
O DIDU 2020 encerra desta forma duas semanas de atividades, que decorreram de norte a sul de Portugal em várias instituições de ensino superior, em que a importância do desporto foi uma vez mais reforçada.
Pode consultar a galeria de fotografias aqui.