Centenas de pessoas assistiram ao arranque oficial das Fases Finais 2021
O Complexo Desportivo da Covilhã foi palco da cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, onde marcaram presença várias dezenas de estudantes-atletas, oficiais e representantes de várias entidades da região. Com apresentação de Zé Mágico, o evento teve ainda fogo de artifício, atuação dos grupos de bombos da Casa do Povo do Paúl e da Casa do Povo do Souto da Casa, juramento de fairplay e no final subiu ao palco o artista Fernando Daniel.
Inserida também nas festas municipais de S.Tiago, a cerimónia teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereia, que começou por referir que esta é ‘uma das maiores provas desportivas universitárias a nível nacional’ e por saudar o regresso dos campeonatos após o adiamento causado pela pandemia. ‘Só ganhamos quando damos as mãos’, sublinhou o vice-presidente da CM Fundão, Miguel Gavinhos, no seu discurso, referindo-se à sinergia entre todas as entidades envolvidas na organização do evento, reconhecendo que ‘o desporto foi das áreas mais afetadas durante a pandemia’.
Na cerimónia foi feito o juramento de fairplay, onde participaram uma estudante-atleta da equipa de voleibol da AAUBI, um representante dos árbitros e um adepto. A ocasião serviu ainda para apresentar o cartão branco, lançado nestas Fases Finais em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A mostragem do cartão tem como objetivo valorizar o gesto positivo e de fair-play no jogo, uma ferramenta pedagógica que a FADU quer ver dinamizada nesta edição.
Na parte final seguiram-se os discursos do reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, e do presidente da AAUBI, Ricardo Nora. ‘A Universidade da Beira Interior encara o desporto como uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano’, disse o reitor, que agradeceu a escolha da região para realizar o evento. Por outro lado, Ricardo Nora, aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem a todos os envolvidos na organização. ‘Estou muito orgulhoso do exemplo que estamos a dar à nossa geração’ frisou. ‘Tenho a certeza de que conseguiremos ultrapassar todos os desafios que nos serão apresentados’, sublinhou ainda.
A fechar a cerimónia esteve o presidente da FADU, André Reis, que sublinhou a opção de realizar as competições universitárias, evitando ‘a perda de mais uma geração do ensino superior’ no que ao desporto diz respeito. André Reis falou ainda dos cuidados que a organização tem tido para passar um sentimento de segurança a todos os participantes, sublinhando a opção de testar todas as comitivas, oficiais e organização. Na sua lista de agradecimentos, dirigiu-se também ‘aos clubes que corajosamente estão a participar nas Fases Finais dos campeonatos nacionais universitários’, nesta edição de 2021.
Fernando Daniel atuou em seguida e o momento da noite deu-se quando o artista fez dueto com uma das estudantes-atletas de futsal da Associação Académica da Universidade de Coimbra.
De referir ainda que as competições arrancaram no início desta semana, nas cidades da Covilhã e Fundão, tendo já sido disputadas partidas nas modalidades de Futebol 11, basquetebol, futsal e andebol.