FADU e CEU de Futebol 2017 tidos como exemplos em seminário da EUSA
A fim de fomentar uma nova estratégia do trabalho de proximidade entre a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e as estruturas profissionais das federações nacionais de desporto universitário, teve lugar o primeiro seminário continental, na Eslovénia, onde participaram 25 federações europeias.
Entre os dias 11 e 14 de abril, na cidade eslovena de Kranjska Gora, foram feitas apresentações por parte das várias federações nacionais, tidas como exemplos nas mais diversas áreas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), além do presidente, Daniel Monteiro, esteve representada por Marco Oliveira, do Departamento Internacional e pelo secretário geral, Manuel Veloso, este último com apresentação no workshop sobre Media, uma vez que a FADU é referência no trabalho desenvolvido na área da comunicação. A representar Portugal, na área da organização de eventos, esteve também o secretário geral do Campeonato Europeu Universitário de Futebol em 2017, Nuno Loureiro, que falou da organização do campeonato, considerado de excelência pela EUSA.
Durante as sessões foram dados a conhecer os projetos atuais e futuros quer a nível mundial, quer continental e nacional, para o desenvolvimento e criação de oportunidades no desporto universitário, em áreas como a responsabilidade social, voluntariado, organização de eventos e comunicação. Foram ainda criados grupos de trabalho para discutir e apresentar ideias nas mais diversas áreas. Ocasião também para a FADU promover junto das suas congéneres europeias, os dois campeonatos europeus universitários que terão lugar em Portugal este ano, Basquetebol 3*3 no Porto e Futsal em Braga.
A oportunidade de receber as várias federações do desporto universitário europeu foi tida como o momento certo para inaugurar oficialmente os novos escritórios da sede da EUSA, na capital Ljubljana.