FADU homenageou os melhores do ano na XI Gala do Desporto Universitário
A Federação Académica do Desporto Universitário promoveu no final de tarde de Terça-feira, 16 de outubro, em Lisboa, a XI Gala do Desporto Universitário, que homenageou os melhores estudantes-atletas do ano, bem como distinguiu personalidades do desporto como o Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz.
Jorge Braz, que se sagrou em fevereiro deste ano Campeão Europeu de futsal, ao leme da Seleção A, é também o Selecionador Nacional Universitário, tendo começado a sua carreira enquanto treinador no Desporto Universitário. Assim, o Selecionador Nacional foi galardoado pela FADU com o Prémio Prestígio.
Quem também recebeu esta distinção foi o Secretário-Geral dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, Mário Santos, que liderou a maior organização multi-desportiva jamais realizada em Portugal e que foi considerada pela Associação Europeia do Desporto Universitário a “melhor organização de sempre”.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Pataco, bem como Diretor Geral do Ensino Superior, João Queiroz, doze presidentes de federações desportivas nacionais, tendo algumas delas sido homenageadas pela colaboração na organização dos Jogos Europeus Universitários, o padrinho da Missão Portuguesa aos Jogos Europeus Universitários, Augusto Baganha e o vice-presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário, Haris Pavletic.
O presidente da FADU, Daniel Monteiro, referiu a “fantástica época desportiva que o Desporto Universitário viveu”, reforçando o pedido feito há um ano atrás: “a necessidade da conquista de maior relevância social e politica do Desporto, que só é possível com a criação de um ministério próprio”.
Na XI Gala do Desporto Universitário foram ainda distinguidos os melhores do ano, com Anselmo Calais (AAUMinho) a conquistar o galardão de treinador do ano, Alexandro Ribeiro (AAUMinho) o de atleta masculino do ano, Francisca Laia (AA Coimbra) o de atleta feminina do ano e a canoagem da Associação Académica de Coimbra o de equipa do ano.
A XI Gala do Desporto Universitário decorreu no Teatro Tivoli BBVA e reuniu mais de 400 pessoas ligadas ao desporto nacional.