Dupla Pedrosa/Campos Conquista Bronze no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia 2024
A dupla portuguesa João Nuno Pedrosa e Hugo Campos garantiu a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia 2024, realizado na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Depois de terem conquistado o ouro na edição de 2022, em Maceió, Pedrosa, aluno do Instituto Politécnico do Porto, e Campos, estudante da Universidade do Porto, chegaram ao Rio de Janeiro como fortes candidatos ao título.
A campanha da dupla portuguesa começou com uma vitória no primeiro jogo da fase de grupos sobre os brasileiros Denilson Sobral e Wesley Silva, com um triunfo convincente por 2-0, com os parciais de 21-15 e 21-15. No segundo dia de competição, garantiram mais dois triunfos: um sobre a dupla norte-americana Gage Basey e Thomas Hurst, com 2-0 (21-19 e 25-23), e outro, após três sets disputados (2-1, 21-13, 18-21 e 15-12), sobre os japoneses Taito Mizumachi e Ryuichi Adachi.
Pedrosa e Campos apuraram-se em primeiro lugar no grupo B para os 16 avos de final, onde derrotaram os chineses Zhihe Wang e Changjing Du, impondo-se com parciais desnivelados de 21-12 e 21-8. A dupla continuou a mostrar a sua qualidade nos quartos de final, ao vencer os austríacos Timo Hammarberg e Laurenc Grössig em três sets (21-16, 18-21 e 15-13), garantindo assim um lugar nas meias-finais.
No entanto, nas meias-finais, os portugueses foram superados pelos britânicos Javier Bello e Joaquin Bello, num jogo renhido que terminou com os parciais de 14-21, 21-19 e 12-15.
Na disputa pelo bronze, a dupla lusa enfrentou os brasileiros Mateus Dultra e Matheus Santos. O jogo foi intenso e disputado, com os portugueses a vencerem o primeiro set por 21-18, mas a perderem o segundo por 16-21. No set decisivo, um revés marcou o desfecho da partida, com um dos atletas brasileiros a sofrer uma lesão que o impediu de continuar. Assim, a dupla portuguesa conquistou o terceiro lugar.
Com este resultado, Pedrosa e Campos consolidam a sua posição entre as melhores duplas de voleibol de praia universitário do mundo, demonstrando resiliência e qualidade ao longo de uma competição altamente disputada.
A FADU Portugal felicita os estudantes-atletas e os respetivos treinadores por esta enorme conquista fazendo votos de muito sucesso para o futuro.