Academia FADU cumpre programa de formações no Funchal

 

 

Decorreu este fim-de-semana, no Funchal, mais uma edição da Academia de Líderes, vertente que se insere nos programas levados a cabo pela Federação Académica do Desporto Universitário no âmbito do projeto da Academia FADU.

 

No sábado, as formações decorreram da parte da tarde e começaram com a intervenção do presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek, que falou um pouco da organização que lidera. O painel seguinte, ‘Desporto para pessoas com deficiência’, contou com a presença de Miguel Monteiro, estudante-atleta paralímpico que conquistou o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, e também o seu treinador, João Amaral. Miguel enalteceu o apoio que a Universidade de Aveiro tem dado no seu percurso, ideia que o treinador reforçou. ‘O Miguel é um exemplo e somos uns privilegiados pelo tratamento que a universidade nos dá. Se não remarmos todos para o mesmo lado é complicado ter sucesso’. Em seguida, Márcia Martins do Gabinete Desporto Escolar, Educação Especial e Desporto Adaptado da secretaria Regional da Educação Governo Regional da Madeira, falou também das práticas que estão a ser levadas a cabo na ilha nesta área de atuação.

 

A tarde fechou com a mesa-redonda sobre ‘Os 33 anos da FADU’, da qual fizeram parte André Reis e Filipa Godinho, antigos presidentes da FADU, Duarte Lopes e Manuel Veloso, antigos secretário-geral da FADU, e Fernando Parente, antigo vice-presidente da FADU. Numa conversa que atravessou as várias fases da FADU, ficaram algumas histórias e também apontados alguns caminhos para o futuro.

 

‘É impossível passar para outros patamares sem membros com experiência na estrutura’, começou por dizer André Reis. Para o antigo dirigente, esta é ‘uma federação que exige muita resposta’ e que por isso o crescimento tem sido gradual. ‘A FADU tem duplicado os seus recursos humanos a cada década e, para crescer, temos de abdicar um bocadinho da ótica da nossa comissão fundadora’, referiu, sublinhando ainda a importância da descentralização. 

 

Para Duarte Lopes, que além de secretário-geral da FADU foi chefe de Missão nas universíadas de Belgrado (2009) e Shenzhen (2011) e também galardão Prestígio da FADU, houve fases em que ‘não havia a proximidade que há agora, entre as associações e a FADU’ e reforçou que a federação tem vindo a melhorar os seus recursos humanos. Por outro lado, deixou uma reflexão, corroborada por outros elementos do painel, a de que se está ‘há muitos anos a dar o desporto a quem já o pratica’. Fernando Parente, antigo dirigente e chefe de Missão à Universíada de Sicília (1997), que atualmente desempenha funções de diretor para o Desenvolvimento e do Healthy Campus da FISU, sublinhou que Portugal ‘tem staff técnico em cargos de chefia’ espalhado pelo mundo e garantiu que a FADU ‘será tanto ou mais forte quanto as instituições associadas o sejam’.

 

Para a presidente da FADU durante o biénio 13/15, Filipa Godinho, ‘o modelo da FADU é um modelo único e que muitas vezes é referencial’ e salientou que, com o tempo também passou a ser procurada por outras federações. Manuel Veloso, que até novembro passado desempenhou funções na federação multidesportiva, falou do enquadramento institucional e disse que ‘quando uma federação nasce, há outra a querer nascer em simultâneo’ e que a FADU começou por ter reconhecimento logo no final da década de 80. Disse ainda, em jeito de repto, que o futuro pode passar por ‘retomar coisas do passado’.

 

Ao final do dia, Raul Faria, coordenador da vertente de Esports da Federação Portuguesa de Futebol, deu uma conferência onde apresentou o projeto FPF efootball, sessão que decorreu no Hotel Jardins D'Ajuda.

 

No domingo o programa passou pelas instalações do Club Sport Marítimo, com visitas guiadas e explicações sobre o modo de funcionamento do clube e as suas diferentes áreas de atuação.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?