Portugal empata 'em teste' para o Mundial Universitário
A Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino empatou a uma bola frente aos Sub-17 Masculinos do Viseu 2001, em jogo de preparação para o Mundial.
A apenas seis dias da estreia no Campeonato Mundial Universitário de Futsal Feminino, frente à Polónia, a Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino, defrontou esta terça-feira, no Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu, a equipa de sub-17 masculina do Viseu 2001. Bárbara Gama apontou o único 'tento' das portuguesas.
Com o estágio final prestes a terminar, o Selecionador Nacional Universitário, Ricardo Azevedo fez um balanço positivo da partida. "Foi uma jogo que foi ao encontro daquilo que esperávamos. Um jogo que exigiu fisicamente muito de nós, que era o que nós queríamos nesta altura e ao mesmo tempo, capacidade mental produzida dentro do cansaço físico. Os rapazes obrigam-nos a pensar mais rápido, obrigam-nos a jogar mais rápido e isso é o mais importante. Portanto pareceu-me que a avaliação do jogo enquanto processo, mostra-nos que estamos no caminho que nós desejamos. Vamos chegar bem preparados ao Mundial.
Quanto à estreia lusa na competição, o Ricardo Azevedo foi claro: "A Polónia vai ser uma história complicada. Fisicamente também é muito forte, são muito bem treinadas, também pelo selecionador da seleção A da Polónia. Vamos ter que ter atenção principalmente à situação de guarda-redes subido, que elas fazem bastante, e aos esquemas táticos. Se facilitarmos aí, podemos ser surpreendidos.
Agora acho que se tivermos com cabeça toda a gente a fazer o que é suposto e a puxar todos uns pelos outros, acho que podemos tirar de ali um bom resultado. Agora tem que ser jogo a jogo, com a certeza que não será fácil contra a Polónia, mas se formos Portugal temos hipótese e acho que podemos trazer a vitória do Mundial. É jogo a jogo, dar o nosso melhor. E se dermos o nosso melhor, no fim acho que podemos sair felizes.
Por fim, o Selecionador deixou uma mensagem aos portugueses: "Acima de tudo, garantir aos portugueses e aos universitários duas coisas: O que não há para estudar, estudem. O estudo é que vai dar um futuro. O futsal pode-vos ajudar. E nós, dentro de campo, vamos dar tudo pela FADU e por Portugal.
Também Bárbara Gama, realizou a sua análise ao jogo: "Eu acho que foi um jogo bastante positivo. Era uma equipa masculina e nós debatemos super bem. Conseguimos pôr em prática tudo o que temos trabalhado ao longo destas duas semanas. Conseguimos corresponder aos pedidos que os 'misters' nos fizeram e às diferentes variedades de jogo. Acho que nós encarámos o jogo muito bem e tivemos super bem.
Em antevisão à estreia no Mundial: "Vamos encarar cada jogo com responsabilidade e com a garra que tivemos neste jogo, e acho que podemos fazer coisas muito positivas.
Portugal vai estagiar até dia 5 de junho em Viseu, partindo no dia 6 para para Shanghai. O Mundial Universitário será transmitido no Canal 11.
Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.