Começou a corrida pelo título no futebol 11
A primeira jornada concentrada norte e sul do apuramento NCS do Campeonato Nacional Universitário de futebol masculino realizou-se nos dias 13 e 14 de dezembro, em Braga e Beja, no Complexo Desportivo das Camélias e no Complexo Desportivo Fernando Mamede, respetivamente. Mais de uma centena de estudantes-atletas pisaram os relvados e competiram pelos primeiros pontos na competição.
Na zona norte, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) entrou com o pé direito no apuramento, depois de ter conquistado o ouro na Covilhã. Os atuais campeões nacionais universitários somaram três vitórias em três jogos e estão mais perto da segunda fase. O Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior e a Associação Académica da Universidade do Minho venceram apenas um jogo e deixaram tudo em aberto para a próxima jornada, que se vai realizar em Aveiro. Já o Instituto Politécnico da Guarda saiu da cidade bracarense sem nenhum triunfo.
Gonçalo Cravo, estudante-atleta dos aveirenses, mostrou-se feliz por voltar a uma competição que lhe traz boas recordações. 'É sempre bom voltar a uma competição que traz boas recordações à equipa, não só pelos resultados alcançados no ano passado, mas também pelo espírito que se criou. A nossa equipa correspondeu às expectativas nesta primeira fase de apuramento, com equipas de muita qualidade, vencendo todos os jogos', afirmou. O jogador de 23 anos aponta a AAUAv como umas das candidatas ao título e considera que objetivo é uma revalidar a medalha de ouro.
Em Beja, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Associação Académica da Universidade de Évora alcançaram duas vitórias e asseguraram a liderança do grupo. Com uma vitória, um empate e uma derrota, o Instituto Politécnico de Castelo Branco leva a decisão final para a segunda jornada concentrada sul, que vai decorrer em fevereiro, no Algarve. O Instituto Politécnico de Beja e a Associação Académica da Universidade do Algarve não somaram qualquer ponto. A jogar em casa, a formação de Beja perdeu os dois jogos realizados.
Evandro Teixeira estreou-se pelo IPC nas competições universitárias e falou numa experiência enriquecedora. 'Esta nova experiência foi enriquecedora. A nível coletivo, aumentou a união e a entreajuda da equipa, favorecendo uma melhor prática de futebol. A nível individual, melhorou a minha relação com todos os colegas e ajudou a ganhar um pouco mais de experiência’, referiu. Para a próxima jornada concentrada, o atleta de 20 anos revelou que o objetivo passa por vencer todos os jogos das fases de apuramento e ganhar um troféu'.
As três melhores equipas de cada zona vão disputar a segunda fase, de forma a apurar os três clubes para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitário 2022.