Novos Associados

Enquadramento

A FADU foi sujeita a uma longa e profunda reformulação estatutária. Durante os seus 19 anos, existiram apenas 11 associados da Federação, sendo 10 deles fundadores e o outro de associação. Os novos estatutos possibilitam e prevêem a entrada de muitos novos associados, seguramente alguns deles, associações de estudantes de todo o país que, participem ou não nas provas, e pesando o seu número de atletas a participar nos eventos da FADU, bem como os números de estudantes que representa, terá o seu peso representado em número de delegados na Assembleia Geral da FADU. É uma mudança significativa, que possibilita finalmente a entrada de todas as associações de estudantes das várias instituições de ensino superior terem lugar na estrutura da FADU. A isto acresce ainda o facto de poderem ser eleitos um grupo de 13 estudantes em listas próprias para serem delegados na Assembleia Geral, representando nomeadamente os que pela sua dimensão não designam directamente delegados. A FADU chama também a ter voz na sua estrutura as seguintes entidades, importantes representantes do ensino superior ou do sistema desportivo nacional:

  • O Comité Olímpico de Portugal;
  • A Confederação de Desporto de Portugal;
  • O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas;
  • O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos;
  • A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado.
Entidades parceiras 5 COP, CDP, CRUP, CCISP, APESP
Entidades constituintes 11 AAEE Fundadoras
Delegados designados 49 AAEE (ponderação por método de Hondt, estudantes e atletas)
Delegados eleitos 16 Eleição nas listas de estudantes
TOTAL 81 Delegados

 

 

Convite aberto

A FADU terminou o seu processo de adaptação e aprovação dos seus Estatutos no seguimento dos requisitos expressos no Decreto-lei nº 248-B/2008.

Uma das alterações mais significativas agora introduzidas no documento estatutário diz respeito à Assembleia-geral, Tanto ao nível da sua composição e de novas responsabilidades, mas também no que diz respeito ás implicações que o novo enquadramento atribuído a este órgão acarreta para outros, nomeadamente para a própria Direcção da FADU. A AG assumirá neste contexto, mais um papel de fiscalização e de estabelecimento de orientações políticas gerais, assumindo-se a Direcção como o verdadeiro órgão executivo da FADU.

Relativamente ás alterações na composição da AG, importa realçar o facto de novo modelo prever uma representação assente em delegados.

Isto significa que qualquer Associação de Estudantes pode participar na Assembleia-geral na proporção do número de estudantes que representa e dos que efectivamente competem nas provas desportivas organizadas pela FADU.

Adicionalmente, a inclusão de cinco delegados externos neste órgão prevista nos Estatutos, significa abrir a Instituição a visões do exterior sobre importantes matérias da responsabilidade da AG como seja a fixação de políticas estratégicas para a FADU.

Estas alterações constituem assim um vasto campo de oportunidades não só para o futuro da FADU mas sobretudo para o futuro da prática desportiva feita através da participação nas competições nacionais universitárias.

A FADU, através dos novos Estatutos, criou uma estrutura enquadradora ágil e inovadora. Compete agora ás Associações de Estudantes do País validá-la.

Convida pois, à AG, todas as Associações de Estudantes a aderirem a este novo projecto, encorajando-as a cumprir uma das suas mais nobres missões: incutir nas suas Academias o espírito associativo de representação e de participação.

 

As Entidades Fundadoras:

  • A Associação Académica da Universidade da Beira Interior;
  • A Associação Académica da Universidade da Madeira;
  • A Associação Académica da Universidade de Aveiro;
  • A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • A Associação Académica da Universidade do Algarve;
  • A Associação Académica da Universidade do Minho;
  • A Associação Académica da Universidade dos Açores;
  • A Associação Académica da Universidade de Évora;
  • A Associação Académica de Coimbra;
  • A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa;
  • A Federação Académica do Porto.

 

 

Como chegar à FADU

Todas as Associações de Estudantes estão habilitadas a participar a estarem ligadas à FADU, participando nas provas nacionais universitárias e estando presente na Assembleia Geral da FADU, juntamente com as demais Associações de Estudantes do País.

 

 

Documentação

Ser associado na FADU

- Apresentação sobre a FADU e novo modelo da AG aqui
- Exemplo de aplicação do método de Hondt para os delegados a representarem as AAEE (simulação com dados de 2007) aqui
- Consultar os estatutos aqui
- Formulário de Adesão a Associado e Designação de Delegados aqui
- Contacto para
presidente@fadu.pt

Participar nas provas das FADU

- Consultar as informações aqui.
- Contactar dtecnico@fadu.pt para o esclarecimento de dúvidas

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?