Histórico! Portugal vence China e está de novo na final do 'Mundial Universitário' Feminino
As portuguesas venceram a equipa da casa por 3x1 assegurando a passagem à final. Segue-se o Brasil, repetindo-se assim a final de 2022 em Braga.
A Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino de Portugal continua a sua caminhada vitoriosa no Campeonato Mundial Universitário de Futsal Feminino 2024 ao vencer a China por 3-1 nas meias-finais. Bárbara Gama brilhou com dois golos e Catarina Lopes completou o marcador, garantindo a passagem de Portugal à final.
O Jogo
Portugal enfrentou uma China determinada e bem organizada, num jogo que se revelou exigente. Bárbara Gama abriu o marcador, ampliando a vantagem com um segundo golo. Catarina Lopes também contribuiu, selando o resultado em 3-1. A equipa chinesa, apesar de manter a posse de bola durante grande parte do jogo e utilizar a guarda-redes subida, não conseguiu ultrapassar a sólida defesa portuguesa.
Declarações Pós-Jogo
Selecionador Nacional Universitário, Ricardo Azevedo:
"Sabíamos que a China ia ser uma equipa muito complicada, principalmente porque nos ia pôr a jogar de uma forma que nós não estamos habituados a jogar tanto tempo. Não estamos habituados a jogar contra outras seleções que passam tanto tempo com a guarda-redes subida ou tanto tempo com a guarda-redes avançada. Se nós prepararmos isso bem, acho que conseguimos condicionar. No geral, elas tiveram bola, mas não criaram muitas situações de perigo. Criaram algumas e nós vamos tentar anular isso."
Sobre a necessidade de melhorar a ofensiva, acrescentou: "Faltou-nos ter um bocadinho mais de paciência com a bola e passar no tempo certo. Às vezes tínhamos o espaço e não jogávamos, outras vezes o espaço já lá não estava e estávamos a tentar jogar. Portanto, ofensivamente temos que melhorar um bocadinho."
Em antevisão à final contra o Brasil: "Agora a final com o Brasil, sabemos que vai ser um jogo muito equilibrado, de certeza que também muito competitivo, mas nós estamos cá para nos preparar e dar o melhor por Portugal, pela FADU e pelo futsal feminino."
Bárbara Gama:
"Sabíamos que o jogo ia ser mais complicado, porque a China tinha uma equipa mais completa e com melhor qualidade que as equipas que apanhámos na fase de grupos e fez uma grande fase de grupos também. Nós preparámos bem o jogo e sabíamos que éramos capazes de encarar este desafio com seriedade e rigor. As duas equipas tiveram algumas oportunidades, mas nós fomos superiores. Passámos grande parte a defender 5 para 4, mas defendemos bem e conseguimos recuperar a bola e mantê-la na nossa posse."
Sobre a final contra o Brasil, Gama comentou: "Em relação ao jogo de domingo, eu sinto que a equipa está confiante e muito unida. Esta meia-final foi um excelente teste, mas já estamos a pensar em preparar o jogo da final. O Brasil tem uma equipa com muita qualidade, portanto sabemos que não vai ser fácil. Porém, vamos dar tudo e vamos estar à altura, porque somos feitas de Portugal."
Próximo Desafio
Portugal enfrentará o Brasil na grande final, que se realizará no dia 16 de junho, pelas 7:00 da manhã (horário português). O jogo será transmitido no Canal 11 e na FISUtv. O Brasil garantiu a sua vaga na final após uma vitória contundente por 8-0 sobre a Nova Zelândia.
Com uma trajetória impressionante até agora, a Seleção Nacional está focada e determinada a trazer o título de campeã mundial universitária de volta para casa.
Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.