Estádio Universitário de Coimbra vestiu-se a rigor para inaugurar os Europeus Universitários de Judo, Karaté e Taekwondo
O campo principal do Estádio Universitário de Coimbra vestiu-se a rigor para receber no dia 25 julho a cerimónia de abertura dos Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Karaté e Taekwondo, o test-event para os Jogos Europeus Universitários de 2018.
Na cerimónia estiveram presentes, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro e o presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado.
Na cerimónia de abertura, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, referiu o que tinha dito na cerimónia de abertura do Campeonato Europeu Universitário de Futebol, de que “Portugal é durante estes dias o centro do desporto universitário europeu”, sendo, “Coimbra e Porto as grandes capitais”.
A organização de eventos internacionais é uma “agenda que Portugal quer criar e reforçar, para nos afirmarmos no desporto universitário”, referindo já a organização de dois campeonatos mundiais universitários no próximo ano, para além, dos Jogos Europeus Universitários.
Daniel Monteiro deixou ainda uma referência aos três presidentes das federações envolvidas: Judo, Karaté e Taekwondo, que marcaram presença na cerimónia.
O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, reforçou o papel da Universidade de Coimbra “na construção da cultura e da lingua portuguesa”, apontando essa história como uma das mais-valias de estar em Coimbra. João Gabriel Silva mostrou-se ainda satisfeito com o desenvolvimento que o desporto universitário tem tido na Universidade de Coimbra.
O Ministro da Educação, com a tutela do desporto, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que “há um ano inaugurei as obras do Pavilhão 1 e hoje estamos aqui a abrir estes Campeonatos Europeus Universitários que são um teste de fogo para os Jogos do próximo ano”, relembrando ainda ter sido praticante de Karaté e estudante da Universidade de Coimbra.
O representante da Associação Europeia do Desporto Universitário, Dimitri Kiselev, chamou novamente ao palco o Ministro da Educação, para em conjunto declararem oficialmente abertos os campeonatos. O juramento do desportivismo e fair-play, em nome dos atletas, foi feito pelo olímpico, Rui Bragança.
Os Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Karaté e Taekwondo decorrem em Coimbra até ao dia 27 de julho.