Andebol português à procura de novo título
Já são conhecidos os nomes dos 16 estudantes-atletas convocados para a seleção universitária de Andebol (Masculina) que irá representar Portugal no 23º Campeonato Mundial Universitário de Andebol que se realiza de 27 junho a 3 julho, em Antequera-Málaga, Espanha. O estágio de preparação dos portugueses começa dias antes, a 22 de junho, no Pavilhão da Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, com o apoio do Instituto Politécnico do Porto.
Vasco Santos (Instituto Politécnico do Porto), Miguel Martins (Instituto Universitário da Maia), Ulisses Ribeiro (Universidade de Aveiro), Alexandre Moura e Ricardo Barrão (Universidade de Lisboa), Diogo Branquinho e Pedro Carvalho (Universidade do Minho) e André Azevedo, Belmiro Alves, Carlos Santos, Francisco Leitão, Miguel Batista, Miguel Vieira, Nuno Carvalhais, Ricardo Ramos e Rúben Sousa (Universidade do Porto) são os estudantes-atletas convocados.
A seleção portuguesa universitária de andebol masculino é a equipa sobre a qual recaem todas as atenções, porque não só é a atual detentora do título alcançado em 2014 como foi a vencedora da Medalha de Ouro nas Universíadas do ano passado. Tiago Portas, selecionador nacional, mostra-se confiante no sucesso de Portugal, desde logo na fase de grupos. “A conclusão do ciclo de estudos e o próprio desgaste durante a época condicionaram a participação de alguns estudantes-atletas, como é o caso do capitão Pedro Seabra mas estamos num bom grupo e podemos encarar com ambição a defesa do título.” Do grupo onde está a seleção portuguesa, Egipto Índia, Roménia e Coreia do Sul, o técnico considera os romenos os principais adversários. “Não tanto pelos resultados a nível de seleção porque não têm obtido grandes feitos nos últimos tempos, mas pela tradição no ensino do andebol são claramente uma equipa difícil.”
O presidente da FADU - Federação Portuguesa de Desporto Universitário, Daniel Monteiro, sublinha a presença no próximo Mundial de equipas com tradição no andebol universitário mas acredita nas potencialidades portuguesas. “A nossa seleção apresenta-se jovem e renovada, com apenas quatro estudantes-atletas que transitam da última participação na Universíada de Verão 2015. São jogadores que apresentam um nível de experiência elevado, fruto das chamadas regulares a integrar as seleções nacionais mais jovens, portanto habituados a este nível competitivo.”
A comitiva portuguesa tem viagem marcada para Espanha, a 25 de junho, e a fase de grupos do Campeonato Mundial Universitário começa a 27 de junho. A fase eliminatória realiza-se nos dias 2 e 3 de julho.