FADU e Jogos Santa Casa apresentam os quinze vencedores das Bolsas de Educação 21/22
Já são conhecidos todos os vencedores das Bolsas de Educação FADU/Jogos Santa Casa, que se destacaram na época 2021/2022, a representar Portugal ou equipas portuguesas nas competições mundiais e europeias, e que simultaneamente obtiveram aproveitamento escolar nesse ano letivo. São quinze e marcarão presença na cerimónia desta quarta-feira, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Da Seleção Nacional Universitária (SNU) de Futsal, que se sagrou campeã mundial universitária em julho passado, em Guimarães, seis estudantes-atletas fazem parte desta lista. Ana Pinto, aluna de Ciências do Desporto na Universidade de Évora, que representou a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) nas competições universitárias de âmbito nacional, foi uma das vencedoras. A guarda-redes defendeu o penalty decisivo na final do mundial universitário, frente ao Brasil. Outra das vencedoras de futsal é Márcia Ferreira, estudante de mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho e que representou a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) em vários CNU, tendo marcado também presença na última edição das Fases Finais, em Viana do Castelo. Outra das vencedoras é Helena Nunes, conhecida no futsal como ‘Leninha’, ela que foi campeã mundial universitária num ano em que frequentava a licenciatura em Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ULisboa). A licenciar-se em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (ULisboa), também Ana Catarina Ribeiro ‘Kika’ foi contemplada com uma Bolsa de Educação. A futsalista representou nos últimos anos, quer nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), quer nos CNU da FADU, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), tendo sido vice-campeã nacional universitária em 2022. Foi uma das nomeadas para ganhar o troféu de estudante-atleta do ano, na última gala da FADU. A fechar a lista de vencedoras de bolsas no futsal estão Carolina Pedreira, estudante de Geografia e Planeamento Regional (licenciatura) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Carolina Rocha, estudante de Educação Social (licenciatura) na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
Da dupla Hugo Campos e João Nuno Pedrosa, que em setembro passado venceu o ouro no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, um foi contemplado com bolsa: João Nuno Pedrosa. O atleta, que nas competições nacionais representa o Politécnico do Porto (P.PORTO), teve aproveitamento académico, cujo curso é em Finanças Empresariais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Oito medalhas foram conquistadas pelos canoístas portugueses que competiram em Bydgoszcz (Polónia), no mundial universitário de canoagem. Três desses estudantes-atletas recebem agora Bolsa de Educação FADU/Jogos Santa Casa. Mafalda Germano, medalha de prata (K2 200m) e de bronze (K4 200m) nessa competição e com um medalheiro recheado em representação da Associação Académica de Coimbra (AAC) nas competições nacionais, é uma das vencedoras. A atleta frequentava em 21/22 a licenciatura em Farmácia Biomédica. Inês Costa, também estudante-atleta medalhada pela AAC e estudante de Psicologia, foi merecedora da distinção, ela que somou uma medalha de prata (K2 200m) e outa de bronze (K4 200m) no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. Iago Bebiano fecha o lote de distinguidos da canoagem, tendo ele trazido da Polónia três medalhas: prata (K4 200m e K4 500m) e bronze (K2 200m). Iago é estudante de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nas competições nacionais soma inúmeras medalhas, as últimas – de ouro – conquistadas já no início deste mês, em Montemor-o-Velho.
Dos Jogos Europeus Universitários há cinco estudantes-atletas a receber bolsa, e o facto de haver vencedores de participações europeias constitui uma novidade nesta edição. Na natação, Sofia Nunes, estudante de mestrado em Genética Molecular e Biomedicina, e medalha de ouro (4x100m estilos), de prata (200m costas) e de bronze (4x100m livres) pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA), é uma das vencedoras. Também da Natação e da NOVA, venceram ainda Francisca Mesquita, estudante de Gestão e medalha de ouro (200m mariposa e 4x100m estilos) e de bronze (4x100m livres), tendo vencido o galardão de atleta do ano na última Gala da FADU, e Raquel Pereira, também estudante de Gestão e medalha de ouro (200m estilos e 4x100m estilos), de prata (200m bruços), e de bronze (4x100m livres). Isabel Pêgo estudante de Biorrecursos no Instituto Superior de Engenharia do Porto e medalha de prata (100m livres) fecha o lote de nadadoras contempladas, ela que nas competições nacionais representa o Politécnico do Porto. No futebol 7, o mérito foi reconhecido a Beatriz Viela estudante do mestrado em Biocinética na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra, e que foi medalha de bronze com a equipa da AAC no europeu da modalidade.
Em 2022, os estudantes-atletas portugueses conquistaram 11 medalhas pelas seleções nacionais universitárias e 36 pelos respetivos clubes FADU, em missões cujo mote #FeitodePortugal esteve sempre presente.