Portugal estreia-se no Mundial Universitário com vitória convincente sobre Marrocos
O Selecionador Nacional Universitário, José Luís Mendes, elogiou a performance da equipa: "Foi uma entrada boa de Portugal, com uma vitória por números expressivos. Acho que fomos muito superiores à equipa de Marrocos."
Na estreia do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2024, a Seleção Portuguesa não poderia ter começado a sua caminhada em prova de melhor forma. No primeiro jogo da Fase de Grupos, no Grupo B, Portugal venceu Marrocos por uns expressivos 8-3, demonstrando a sua superioridade em campo desde o início.
Golos e Destaques
A estrela da partida foi Diogo Furtado, que marcou quatro dos oito golos de Portugal. Francisco D'Oliveira, Raul Moreira e Rodrigo Simão também contribuíram para o marcador, cada um com um golo.
Declarações Pós-Jogo
O Selecionador Nacional Universitário, José Luís Mendes, elogiou a performance da equipa: "Foi uma entrada boa de Portugal, com uma vitória por números expressivos. Acho que fomos muito superiores à equipa de Marrocos. O jogo nem sempre foi bem jogado nem bonito, muito por culpa da agressividade com que os jogadores marroquinos disputaram o jogo. Alguns lances mesmo a passar dos limites e penso que nós, na grande maioria do jogo, conseguimos estar controlados nessa agressividade, o resultado também nos permitiu isso. Uma boa vitória."
Mendes reconheceu ainda os momentos de desconcentração que levaram aos golos sofridos: "Eu acho que isso são coisas do futsal, é uma modalidade onde isso acontece várias vezes. Claro que tivemos um ou outro momento de desconcentração, principalmente no segundo golo, em que me parece que poderíamos ter tirado a bola de perto da nossa área. O terceiro golo é um golo fantástico do guarda-redes e só temos que lhe dar os parabéns por isso. Mas pronto, foram três golos seguidos e serviu também de alerta, mas nós conseguimos reagir bem."
Henrique Rodrigues, um dos atletas em campo, também comentou a partida: "Foi uma partida que nós claramente fomos superiores, apesar dos golos sofridos. Foram momentos de desconcentração, mas conseguimos nos unir. Nós sabíamos que tínhamos um grupo unido, mas mostrou-se mais em campo e temos que levar isso sempre conosco. Não deixamos ninguém cair para trás."
Próximo Desafio
Com uma exibição de força ofensiva e capacidade de adaptação às adversidades, a seleção universitária de futsal parece pronta para enfrentar os próximos desafios e lutar por um lugar entre as melhores do mundo.
A partida de amanhã contra os Emirados Árabes Unidos, 2h30 (horário de Portugal) / 9h30 (horário local na China) será mais um teste importante, mas se Portugal mantiver a qualidade demonstrada hoje, as perspetivas são promissoras. A equipa está focada agora em alcançar os quartos de final, o primeiro grande objetivo desta campanha.
O Mundial Universitário é transmitido em direto em www.fisu.tv e em diferido no Canal 11. Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.