FADU apresenta a Missão Portuguesa aos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu 2021

Dezenas de atletas, oficiais e convidados marcaram presença na Casa do Estudante-Atleta em Aveiro.

A Missão Portuguesa aos Jogos Mundiais Universitários de verão da FISU foi apresentada esta quarta-feira, 12 de julho de 2023, na Casa do Estudante-Atleta em Aveiro. A cerimónia contou com a presença de cerca de 35 dos 52 atletas e 24 dos  29 oficiais indigitados.

O Presidente da FADU – Ricardo Nora, inaugurou a cerimónia, considerando a missão portuguesa como “uma oportunidade de levar o nome de Portugal aos palcos internacionais e mostrar ao mundo a força do desporto universitário do nosso país.”

Ricardo Nora dirigiu-se ainda ao Chefe de Missão Portuguesa, considerando o internacional português, como “a pessoa ideal para liderar esta missão”, realçando as suas qualidades. “A tua experiência como atleta, dedicação ao desporto e a tua paixão por representar Portugal fazem de ti a pessoa ideal para liderar esta missão.” – acrescentou o dirigente.

Já o ex-atleta internacional universitário português, nomeado pela FADU para chefiar a Missão Portuguesa, Pedro Cary, agradeceu no decorrer do seu discurso, à FADU pela nomeação, afirmando sentir-se agora “parte da família FADU”. “Espero que juntos consigamos elevar o desporto universitário português para patamares ainda mais elevados.”

O chefe da Missão Portuguesa deixou ainda uma mensagem a todos os atletas presentes em antevisão aos Jogos: “Estaremos preparados para escrever mais uma, das várias histórias bonitas nas páginas douradas do desporto universitário português.”

A apresentação da Missão contou com vários momentos simbólicos como a apresentação dos equipamentos oficiais, assim como a entrega dos Kits-Atleta, e ainda, o hastear da bandeira nacional, hasteada pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude – João Paulo Correia.

Posteriormente, foi também revelada, pelo Chefe de Missão, a nomeação para o porta-estandarte português com a escolha da FADU a recair na tricampeã nacional universitária de Basquetebol e campeã nacional universitária de Basquetebol 3x3, Susana Carvalheira. A atleta não escondeu a surpresa pela nomeação, partilhando junto da sua equipa e dos restantes elementos da comitiva, a felicidade e reconhecimento natural do momento.

Por fim, no decorrer do seu discurso, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude – João Paulo Correia, destacou a importância que esta competição terá no desenvolvimento dos atletas, evidenciando o impacto “singular e diferenciador” dos Jogos Mundiais Universitários na carreira desportiva dos mesmos. O Secretário de Estado parabenizou ainda, todos os atletas e oficiais, considerando a esta experiência como “marcante e inesquecível”.

A comitiva portuguesa participará na 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU, na cidade chinesa de Chengdu, de 28 de julho a 8 de agosto.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?