Portugal recebe Campeonato Mundial Universitário de corta-mato
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a Universidade de Aveiro (UA) e a Federação Portuguesa de Atletismo, leva a cabo a organização do Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), marcado para dia 12 de março do próximo ano. A competição internacional terá lugar no Campus de Santiago da UA.
Para a realização do evento desportivo, será construída uma pista de raiz que, segundo o pró-reitor da UA, Senos Matias, servirá para reabilitar aquela zona do campus, a pensar também no futuro. ‘A realização do evento permite vários melhoramentos no Campus de Santiago, a reabilitação de uma área degradada, ampliação das infraestruturas desportivas da universidade junto às existentes, construção de um espaço de lazer e de prática de desporto informal por parte da comunidade universitária e a aproximação da universidade à ria de Aveiro e a todos os seus encantos’.
Prevê-se que a competição traga ao País cerca de duas centenas de participantes, para competir nas provas feminina, masculina e estafeta mista. Esta será a primeira prova internacional de âmbito universitário realizada no pós-pandemia em Portugal, e a primeira realizada em Aveiro.
De referir que Portugal acolheu em 1996 o mundial universitário de corta-mato no Algarve (Açoteias), tendo sido o primeiro evento internacional organizado pela FADU. Este será o 14º Campeonato Mundial Universitário realizado em Portugal e o 40º evento internacional organizado pela FADU.