Vencedor do Students Leaders Challenge entende que eSports têm muito potencial
João Bastos, dirigente na Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) foi o vencedor do Students Leaders Challenge (SLC), torneio de FIFA 20 que reuniu em competição 20 dirigentes estudantis de associações e federações académicas e de estudantes de várias zonas do País.
'Gostei bastante desta experiência. Já fui a dois Campeonatos Nacionais Universitários de futebol 11 e esta competição fez-me sentir um pouco esse ambiente, num contexto mais lúdico, mas com competitividade', disse o vencedor do desafio SLC. 'Conheci dirigentes que talvez não tivesse conhecido se não fosse esta iniciativa', reconheceu ainda, ele que associa o gosto pelo futebol ao gosto pelos videojogos, no seu caso particular. 'Costumo jogar, o futebol é a minha paixão e por consequência sou fã e jogador de FIFA desde 2010. É o único jogo que me leva a ser verdadeiramente competitivo'.
Quanto à possibilidade de ver o mundo dos eSports cruzarem-se de forma mais séria com as competições universitárias, o dirigente da aeISEP entende que faz todo o sentido. 'É um mundo novo e acho que deve ser algo diferenciado dos CNU, mas é imperativo seguir esse caminho. Será uma boa oportunidade para quem quer demonstrar as suas capacidades e talvez conseguir ter algum retorno a nível profissional no futuro'. João Bastos entende que 'público alvo existe bastante' dentro do meio universitário e que o projeto eSports tem tudo para ser 'mais uma iniciativa de sucesso' da FADU.
A competição, de caráter amigável, veio no seguimento da aposta da FADU no mundo dos eSports, projeto há muito em agenda e que em tempos de pandemia foi um caminho no combate ao isolamento da comunidade do desporto universitário. Recorde-se que antes deste desafio houve o Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20, em que participaram estudantes-atletas inscritos no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11, que devido à pandemia parou na fase de apuramento.