Três duplas portuguesas na corrida aos oitavos no voleibol de praia
As quatro duplas portuguesas que disputam por estes dias o Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, em Maceió (Brasil), estrearam-se em competição esta terça-feira. Três duplas seguem na corrida por um lugar na próxima fase, os oitavos-de-final.
As primeiras a jogar nas areias da Praia da Pajuçara foram Inês Vasco e Matilde Mouta, estudantes-atletas da Universidade do Porto, tendo perdido por 2-0 (21-12 e 21-16) frente à dupla alemã Anna-Lena Grune e Chenoa Christ. Mais tarde, venceram por 2-0 (21-10 e 21-09) frente às croatas Inka Inkret e Sasa Leskovar, vitória que lhes permitiu passar à fase seguinte e continuar a lutar por um lugar nos oitavos-de-final. O próximo duelo – transmitido em direto na FISU TV - está marcado para as 15h30 (hora PT), frente à dupla americana Julia Scoles e Hailey Harward.
Foi precisamente frente à dupla dos Estados Unidos que Beatriz Pinheiro e Inês Castro, a outra dupla portuguesa em competição, perdeu por 2-0 (21-17 e 21-15) na estreia. No segundo jogo do dia, enfrentaram as australianas Kayla Mears e Jana Milutinovic e voltaram a perder por 2-0 (14-21 e 15 – 21). Sem acesso à fase seguinte, seguem agora para a disputa pelos restantes lugares da classificação.
A primeira dupla masculina foi a jogo quando passavam dez minutos das 17 horas em Portugal. João Pedrosa e Hugo Campos defrontaram Khaled Etaiwi e Almarhoon Ali, da Arábia Saudita, e venceram por 2-0 (21-12 e 21-11). Defrontam esta quarta (pelas 14h40, hora PT) a dupla do Canadá, Steven Abrams e Jonathan Pickett. O jogo, a contar para a fase de grupos, terá transmissão na FISU TV. Guilherme Maia e Filipe Leite jogaram contra a dupla chilena Alejandro Sandoval e Francisco Reyes e começaram com o pé direito, vencendo por 2-0 (21-8 e 21-14). Hoje têm pela frente os alemães Maximilian Just e Lui Wust, quando forem 15h30 (hora PT).