CEU Andebol: AAUM/UM sagrou-se pela quarta vez campeã europeia
A equipa masculina de Andebol da Associação Académica da Universidade do Minho/UM conquistou pela quarta vez o Campeonato Europeu Universitário da modalidade. O evento decorreu em Braga, de 2 a 9 de agosto, com a organização da AAUM/UM e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sob a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).
A competição contava com a participação de 15 equipas, entre elas quatro portuguesas. No masculino, competia a equipa da casa e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e no feminino estavam presentes as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro/UAv e da Universidade do Porto (U.Porto).
A competição masculina organizou-se num grupo único de seis equipas com o modelo todos contra todos. A AAUM/UM terminou a primeira fase em 1º lugar, com quatro vitórias e uma derrota. Seguiu-se a Universidade de Cordoba (Espanha) que perdeu frente à AAUM/UM por 29-23.
Na última fase, o Minho tinha novamente os espanhóis de Cordoba pela frente, num jogo decisivo de qual a cor da medalha dos portugueses. O confronto ibérico deu a vitória aos minhotos com a pequena, mas suficiente, vantagem de três pontos (24-21). Esta foi a oitava vez que a AAUM/UM disputou uma final europeia, tendo arrecadado por quatro vezes o vice-campeonato e por outras quatro chegou ao lugar mais alto do pódio.
Ainda no masculino, o IPLeiria também lutava pelos lugares cimeiros da tabela europeia, mas não foi tão bem sucedido e não obteve qualquer vitória. Na fase de grupo, terminou em último lugar e, nas rondas finais, o IPLeiria disputou o 5º lugar com a Universidade de Pitesti (Roménia). Uma última derrota ditou que os leirienses terminassem em 6º lugar na competição masculina.
No feminino, a AAUAv/UAv e a U.Porto competiam pelo pódio. Separadas por grupos, cada uma lutou pelos primeiros lugares. No grupo A, a U.Porto terminou em 3º com três vitórias e uma derrota. Esta posição permitiu disputar a segunda metade da tabela classificativa na fase seguinte.
No grupo B, a AAUAv/UAv ficou em último lugar do grupo com um vitória e duas derrotas. Este lugar levou a equipa a defrontar a U.Porto na fase seguinte. O confronto direto entre as duas portuguesas deu vitória às meninas da cidade invicta (30-25).
A U.Porto teve o seu último jogo frente à universidade francesa de Toulon-Var – que tinha sido derrotada pela AAUAv/UAv na fase de grupos – mas não conseguiu vencer e terminou assim a sua participação em 6º lugar.
A AAUAv/UAv terminou com uma vitória sobre a equipa turca de Marmara e com o resultado 36-31 conquistou o 7º lugar da competição.
O 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol terminou com a cerimónia de encerramento onde os melhores atletas foram homenageados, entre eles Fábio Antunes (MVP e melhor marcador) e Bruno Dias (melhor guarda-redes), ambos da AAUM/UM.
Após a entrega dos prémios, a cerimónia culminou com o ritual protocolar da EUSA, com a passagem da bandeira da EUSA para a próxima organização do CEU desta modalidade – Málaga, em 2017.
Fotos: Organização CEU Andebol 2015