FADU premiada pelo IPDJ com o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto - «Desporto + Igual»
A campanha «Desafia os Números!» foi de novo distinguida, desta vez com o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto - «Desporto + Igual» promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), após conquistar um prémio internacional de Melhor Projeto de Igualdade de Género da International University Sports Federation (FISU), venceu o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto «Desporto + Igual» promovido, em parceria, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e visa premiar boas práticas de integração da dimensão da igualdade de género e não discriminação no desporto, com especial relevância para a população jovem. A distinção será entregue, em cerimónia pública, no próximo dia 20, no seminário «Igualdade de Género no Desporto e cerimónia de entrega de prémios», em Viseu – Cidade Europeia do Desporto 2024.
A campanha «Desafia os Números!», criada pela FADU e implementada durante três anos letivos (entre 2022/23 e 2024/25), pretende implementar medidas que ajudem a atenuar a diferença entre os números de participantes masculinos e femininos no desporto universitário. O objetivo é aumentar em, pelo menos, 30% o número de mulheres envolvidas nas competições formais e informais.
Para Ricardo Nora, Presidente da FADU, esta distinção “é um motivo de orgulho e também uma motivação extra, pois significa que o nosso esforço está a ser recompensado. A criação de iniciativas que contribuam para a igualdade é um objetivo da FADU e esta distinção leva-nos a querer superar as expectativas. Esperamos com esta campanha inspirar não só os estudantes-atletas portugueses, mas também o sistema desportivo no geral.”
“Este foi o primeiro ano em que a campanha e o feedback tem sido muito positivo. Depois de recebermos um prémio internacional por parte da FISU agora recebemos esta notícia. O nosso objetivo é aumentar o número de praticantes femininas para poder aumentar a competitividade e, consequentemente, melhorar os resultados. Estamos confiantes que vai ser possível atingir as metas propostas e continuar a elevar os valores aplicados no desporto universitário”, concluiu Ricardo Nora.
Esta campanha envolveu também a criação de três iniciativas. A primeira iniciou-se na final dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu em Viana do Castelo, e incluiu um podcast com uma abordagem holística sobre o tema, a divulgação da campanha em diferentes formatos, o envolvimento dos capitães de equipa nas várias finais disputadas, e uma campanha publicitária nos locais de competição. A segunda aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro, na Figueira da Foz, com a organização da primeira edição dos Jogos Universitários de Portugal, uma competição desportiva informal com equipas compostas por igual número de estudantes-atletas masculinos e femininos.
Já a terceira, na XIV Gala do Desporto Universitário onde foram premiados os clubes FADU que desenvolveram boas práticas neste tema com o selo da Igualdade de Género no Desporto Universitário onde foi atribuído, pela primeira vez, o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto Universitário.