FADU apoia atividades internas dos clubes
A Federação Académica do Desporto Universitário apoia durante a época desportiva as atividades internas dos seus clubes, através do Programa de Prática Desportiva – Desenvolvimento da Atividade Interna. A liga e a taça da Associação de Estudantes do ISEP e a Liga da AEFEUP são já três das provas que foram alvo desse apoio.
A liga e a taça da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto começou em novembro de 2016 e vai decorrer até junho deste ano, envolvendo perto de 250 atletas.
As equipas três primeiras classificadas desta competição recebem um prémio monetário a descontar no valor das propinas, incentivando assim a Associação de Estudantes à prática de desporto ao longo de todo o ano. À FADU, João Pedro Videira, presidente da aeISEP mostra-se orgulhoso pelo facto de o “desporto ter vindo a ser uma grande bandeira nos mandatos da aeISEP”.
Para João Videira, esta é uma forma não só de colocar os estudantes a praticar desporto, mas também de servir de “prova de seriação para as competições regionais e nacionais”, onde o ISEP também entra em prova. João Pedro Videira destaca ainda os números mais recentes: “Entre todas as nossas atividades, colocamos mais de 1000 estudantes a praticar desporto”, salientando também resultados como o 6º lugar do TUC e os títulos nacionais universitários conquistados no Karting, na Natação e na Esgrima.
A estratégia da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto segue o mesmo sentido, procurando que através da Liga AEFEUP, “qualquer estudante possa ter um contacto direto com a modalidade e a sua vertente competitiva, mesmo que nunca a tenha praticado a nível federativo”.
À FADU, a AEFEUP explica ainda que este tipo de iniciativa procura um “maior número de jogos e por um longo período de tempo (cerca de 4 meses), aliado a uma vertente formal, com árbitros credenciados e equipamentos diferenciados para cada equipa”, procurando também gerar interesse fora das quatro linhas, fomentando o convívio entre todos os estudantes.
Estas competições possibilitam assim “fomentar o interesse pela modalidade e a sua competição universitário servindo, por vezes, como ponte para a ingressão dos atletas nas nossas seleções, quando nem o atleta tinha conhecimento da seleção universitária nem a associação tinha conhecimento da qualidade do atleta”.
Na AEFEUP o interesse pelo desporto universitário tem também registado um incremento nos últimos anos, com a Associação de Estudantes a ter que realizar treinos de captação devido à enorme afluência de atletas. Ao nível dos resultados, a AEFEUP tem investido nas competições formais, registando que “8 das nossas 9 equipas colectivas foram apuradas para os CNU's, onde a nossa equipa de Voleibol Masculino se sagrou campeã”.
Até ao momento, todas as instituições apoiadas pelo Programa de Prática Desportiva – Desenvolvimento de Atividade Interna são unanimes em considerar que o apoio da FADU permite aos estudantes “melhores condições para a prática da modalidade”, aliviando assim os encargos das associações de estudantes.
As candidaturas para o Programa de Prática Desportiva - Desenvolvimento de Atividade Interna estão abertas durante toda a época desportiva. Mais informações AQUI.