#ConcentradosEquipas: Universidade do Porto vence no tabuleiro
A Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Xadrez Semirápidas, um evento que integrou os Concentrados de Equipas, promovidos pela FADU e pela Universidade do Porto.
A equipa “da casa”, a Universidade do Porto, acabou por dominar as peças no tabuleiro e conquistar assim o título nacional universitário. A Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Associação Académica da Universidade do Minho, ocuparam os lugares seguintes no pódio.
André Sousa, Bruno Ribeiro, Pedro Mendes, Rafael Moreira e Rui Gomes são os jogadores que conquistaram a medalha de ouro pela Universidade do Porto, que apresentou duas equipas a competição.
A medalha de prata foi conquistada por João Valente, João Andias, José Margarido, Ricardo Santos e Tiago Fernandes, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, enquanto o bronze foi conquistado por Daniela Arruda, Mariana Silva, Diogo Martins e Tiago Ribeiro, da Associação Académica da Universidade do Minho.
O Campeonato Nacional Universitário de Xadrez Semirápidas de Equipas decorreu na Casa Andresen, cujo nome evoca importantes vultos da literatura portuguesa do século XX – Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A., na qual está instalado um Centro Ciência Viva.
O Nacional Universitário de Xadrez integrou os Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados de Equipas, que decorreram entre os dias 10 e 13 de dezembro, promovidos pela FADU e pela Universidade do Porto e disputam-se nas modalidades de pólo aquático, ténis de mesa, badminton, xadrez e floorball.