Sábado animador para as equipas nacionais
O oitavo dia de competição dos Jogos Europeus Universitários foi positivo para as equipas portuguesas, tanto na canoagem como no futsal, modalidades que iniciaram a sua competição no Sábado.
No que diz respeito à canoagem, depois da primeira ronda, os atletas da AAC/Universidade de Coimbra, Nuno Cruz, Luís Santos e Tiago Viegas conseguiram o 1º, 2º e 3º lugar das meias-finais, enquanto o estudante-atleta, Adriano Conceição, da Universidade do Porto, terminou na oitava posição de K1 1000 metros masculinos.
Na segunda meia-final, Hugo Cerqueira, da Universidade Nova de Lisboa, ficou com o 3º lugar, David Varela, da AAC/UCoimbra terminou em 5º e Gonçalo Neves, do Instituto Politécnico de Coimbra/AEESTSC fixou-se no sétimo lugar. Nas semi-finais femininas de K1 500 metros, a atleta Sara Sotero, também da AAC/UCoimbra, terminou em segundo lugar e Marta Pinto, da Universidade do Porto conseguiu a terceira posição do quadro.
Por último, as meias-finais mistas de de K1 500m foram recheadas de presenças portuguesas com a dupla Francisca Carvalho/Luís Santos a conquistar o 1º lugar para a equipa da casa, seguindo-se Marta Pinto e Adriano Conceição a ocupar a terceira posição. Maria Cabrita e Tiago Viegas ficaram em 4º lugar e a dupla Cindy Rigor/Nuno Cruz terminaram na quinta posição, sendo que ambos os pares representam a AAC/Universidade de Coimbra. Isto depois de nas eliminatórias a olímpica Francisca Laia, em dupla com David Varela, ter conquistado o 1º lugar e garantido o apuramento direto para a final.
Sendo assim, os apurados para as finais A de Domingo são, David Varela (AAC/UCoimbra), Adriano Conceição (U.Porto) e Henrique Cerqueira (NOVA) em K1 1000 masculinos. Em C1 100 masculinos, Bruno Afonso e Rui Lacerda (AAC/UC), Hélder Figueiras (U.Minho/AAUM) e Pedro Vieira (IPC/AEESTSC), vão disputar as medalhas.
Em K1 500 femininos, Sara Sotero (AAC/UC) e Marta Pinto (U.Porto) vão disputar o ouro e nos K1 500 mistos, Francisca Laia/David Varela (AAC/UC), Hugo Figueiras/Sara Sotero (AAC/UC), Francisca Carvalho/Luís Santos (U.Porto), Marta Pinto/Adriano Conceição (U.Porto) vão lutar pelo título europeu universitário.
No futsal, os resultados são igualmente animadores, com as equipas nacionais a começarem todas com vitórias. A Universidade do Minho/AAUM derrotou os alemães da Universidade de Ciências Aplicadas Rhine-Waal, por 10-1. Quem também goleou no primeiro dia de competição foi a Universidade da Beira Interior/AAUBI, que bateu a Universidade de Varsóvia, por 7-1. A AAC/Universidade de Coimbra venceu igualmente a Universidade Nacional Técnica de Atenas, numa partida que terminou com um 6-3.
No Sábado, a Casa de Portugal recebeu uma delegação da cidade chinesa de Tianjing, que vai receber a Liga Mundial Universitária de Futebol em 2019, bem como o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félx. O Domingo marca o inicio do futebol, do basquetebol e também do futsal feminino, que se juntam assim à canoagem e ao futsal masculino.