Estádio Nacional foi o palco da tomada de posse da FADU
A Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor foi o palco da tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário para o biénio 2017/2019, no dia 11 de outubro. Daniel Monteiro, reeleito como presidente, frisou o papel do desporto universitário no crescimento das modalidades.
Mais de uma centena de representantes do desporto nacional e do ensino superior, entre o presidente do IPDJ, Augusto Baganha, o presidente do COP, José Manuel Constantino, dirigentes e presidentes de federações desportivas, clubes, associações académicas e de estudantes, responsáveis do desporto de Instituições de Ensino Superior, responsáveis políticos e parceiros, marcaram presença nesta tomada de posse que decorreu num dos palcos mais emblemáticos do desporto nacional.
O presidente reeleito, Daniel Monteiro, começou por traçar um balanço do último mandato, onde frisou o “posicionamento do desporto universitário na agenda do país”, afirmando que a mesma “pode e deve ser compatível e complementar à oferta desportiva dita federada”, pedindo assim para futuro uma “melhoria das condições de conciliação da carreira desportiva com a carreira académica dos estudantes-atletas e no desenvolvimento do desporto português”.
Referindo também a aposta no “posicionamento junto dos média e perante o setor privado, como uma oportunidade de investimento”, Daniel Monteiro frisou os passos dados na captação de investimento para o desporto universitário nacional.
Tendo em conta o último mandato, o presidente reeleito para os próximos dois anos pretende agora reforçar o “contributo que o desporto universitário oferece ao desporto português em geral e, consequentemente, ao Ensino Superior”, reivindicando uma maior “valorização social que o desporto merece”, apelando à tutela a criação de um “verdadeiro plano estratégico nacional para o desporto português”.
Daniel Monteiro não deixou também de frisar a importância dos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018, “um marco único na história desportiva do nosso país” e que mostram “ser possível receber e organizar grandes competições desportivas no nosso país”, agregando instituições desportivas, académicas e municipais, tendo a sustentabilidade como mote principal.
Em representação do governo português esteve presente o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, que na sua intervenção deu conta do bom desempenho da FADU na organização do desporto universitário português, dando conta de alguns dados estatísticos que deram prova desse desempenho e afirmando a Federação Académica do Desporto Universitário como um parceiro essencial para a promoção do desporto como motor de uma vida saudável e no combate ao sedentarismo.