Unanimidade marca Assembleia-Geral da FADU
Decorreu na Quinta-feira, 15 de novembro, a Assembleia-Geral da Federação Académica do Desporto Universitário, para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2019. O documento foi aprovado por unanimidade.
A AG que decorreu no Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2019, onde um dos maiores destaques é a participação na Universíada de Nápoles.
Para a Universíada de 2019, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, relevou que a “aposta na profissionalização deste setor, com o apoio administrativo e logístico à chefia de missão era a uma aposta da FADU”, adiantando ainda a nova Chefe da Missão portuguesa, que será apresentada publicamente em breve.
A par da Universíada de verão, em destaque esteve também a requalificação da Casa do Desporto Universitário, uma promessa do Plano de Atividades e Orçamento de 2018 e que está já em curso, estando a poucas semanas de estar concluída, abrindo assim “um novo caminho ao reforço da estrutura profissional da Federação”.
Em grande destaque esteve, no entanto, a apresentação do projeto “Desporto para todos no Ensino Superior”, que será apresentado no âmbito do Plano Nacional de Desporto para Todos, do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Este projeto tem como objetivo promover a prática desportiva nas academias nacionais, com “com diretores regionais a implementar no terreno e a trabalhar diretamente com as AAEE/IES programas de promoção da atividade física e do Desporto”.
Daniel Monteiro acrescentou que, “o Desporto para Todos é uma das prioridades no combate ao sedentarismo, na redução dos custos gerais de saúde e, consequentemente, no desenvolvimento dos países e das comunidades” e que “esta é também uma linha de atuação que tem vindo a ser assumida e desenvolvida pelo IPDJ e para a qual a FADU quer ser fator diferenciador de sucesso”.
O Plano de Atividades e Orçamento foi aprovado pela Assembleia-Geral por unanimidade dos delegados presentes.