Décio Andrade conquista sexta medalha portuguesa nos Jogos Mundiais Universitários
Sexta medalha portuguesa chega no lançamento de martelo. Décio Andrade lançou 73,43 metros e garante mais um pódio para a missão portuguesa, representada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Décio Andrade conquistou a medalha de prata no lançamento do martelo com a marca de 73,43 metros. O lançamento que lhe garantiu o segundo lugar do pódio chegou apenas na sua sexta tentativa.
Após a conquista da medalha de prata, Décio Andrade falou à assessoria da FADU: “Ao ir para o último lançamento não há outra forma de encarar, é pensar como queres sair daqui, se queres sair daqui com a consciência tranquila de que deste o teu melhor. Tens que dar tudo o que tens. Foi um concurso complicado, estava com dificuldades para sentir o engenho nas voltas. Mas tive muitas exibições este ano a fazer a melhor marca no último ensaio e podia ter mais uma guardada. Last one, best one, foi o que eu pensei.”
“Quero agradecer a toda a minha equipa, ao professor Sérgio Cruz, todos os meus professores, à minha universidade, foram muito importantes nos últimos dois anos. Fico muito contente por terminar o meu percurso académico assim, foi uma ótima forma”, concluiu o estudante-atleta.
O atleta chinês Qi Wang foi o vencedor com a marca de 73,63 metros, com o polaco Dawid Pilat a fechar o pódio com 72,27 metros. Rúben Antunes, com um lançamento de 70,04 metros, fez a oitava melhor marca da final.
“É um sabor agridoce. Não foi uma má marca, mas sinto que podia ter lançado mais longe e alcançado uma melhor classificação. Estou mais contente pela classificação do Décio. Agora é continuar a trabalhar para lançar mais longe no futuro”, frisou Rúben Antunes.
Com a sexta medalha garantida, esta já é a melhor prestação de sempre da missão portuguesa nos Jogos Mundiais Universitários, quando ainda faltam quatro dias de provas. Medalhas até ao momento: ouro de João Coelho (atletismo, 400m) e de Gabriel Lopes (natação, 200m estilos), prata de Camila Rebelo (natação, 100m e 200m costas), Eliana Bandeira (atletismo, lançamento do peso) e Décio Andrade (atletismo, lançamento do martelo).