CEU Voleibol: AAUM/UM e IPP terminam bem posicionados
A equipa feminina da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM e a masculina do Instituto Politécnico do Porto (IPP) de Voleibol representaram as cores portuguesas no Campeonato Europeu Universitário da modalidade, onde conquistaram o 6º e o 11º lugar, respetivamente.
Os campeões nacionais universitários chegaram a Itália e mostraram, desde logo, que queriam alcançar os lugares cimeiros das respetivas tabelas classificativas. No feminino, a equipa da AAUM/UM entrou a vencer, por 3-0, à Universidade de Bergen (Noruega). Este resultado deu acesso aos quartos-de-final, mas ainda havia um jogo na fase de grupos e as portuguesas não quiseram dar parte fraca, vencendo por 3-0 a equipa universitária de St. Gallen (Suíça).
Na fase seguinte, defrontaram a Universidade Estatal de Tambov (Rússia) e perderam por 3-0, resultado que as encaminhou para a disputa pelo 5º lugar frente à universidade francesa de Lorraine. Um jogo muito disputado, que deu a vantagem por dois sets às minhotas, acabou com a reviravolta francesa do resultado, terminando assim em 3-2 para Lorraine.
A AAUM/UM alcançou assim o 6º lugar na prova.
O IPP, que foi o primeiro a começar a competição, tinha pela frente uma fase de grupos que já não se revelava fácil. Entrou no primeiro jogo a perder com os alemães de Munique (0-3), vencendo de seguida a equipa universitária da Arménia por 3-0 e terminando a fase de qualificação a perder com a equipa de Rijeka (Croácia) por 3-1.
A equipa da cidade invicta competia assim pelos primeiros lugares da segunda metade da tabela classificativa. O confronto com Valência foi muito renhido, onde o IPP ganhou vantagem por um set, passando a empate e desvantagem. A decisão estava no último set, que foi ganho pelos espanhóis (3-2).
No seu último jogo, a equipa do IPP terminou de cabeça erguida e não deu hipótese aos ingleses de Sheffield, vencendo por 3-0 e conquistando o 11º lugar.
A competição decorreu entre 19 e 26 de julho em Camerino, Itália.
Fotos: AAUM e FADU