Equipa de badminton da NOVA ergue o ouro na estreia da nova época
A equipa de badminton da Universidade Nova de Lisboa ergueu o troféu de ouro no primeiro Campeonato Nacional Universitário realizado nesta época de 2020/2021. A comitiva vinda de Lisboa venceu na final por 3-2, frente à equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC). A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu o jogo do 3/4º lugares frente à equipa 2 da AAC, por 3-0, e completou o pódio em casa, no pavilhão do Complexo Desportivo de Gualtar.
O regresso das competições ficou marcado pelas mudanças impostas pela pandemia de COVID-19, que obrigou a cuidados redobrados no que respeita aos cuidados de higiene. Desde a medição da temperatura à chegada, ao uso permanente de máscara e de desinfetante, sem esquecer o distanciamento entre as equipas. 'Esta foi a minha primeira vez num Campeonato Nacional Universitário e por isso não tenho termo de comparação com anos anteriores mas sinto que a organização esteve muito bem, as equipas estavam devidamente separadas, foi-nos medida a temperatura, desinfetamos as mãos e só tiramos a máscara para jogar', frisou João Chang, estudante-atleta que se estreou esta época pela Universidade NOVA de Lisboa. A opinião é partilhada por outros participantes, que veem no desporto uma fuga ao isolamento e um escape para o dia a dia. 'O badminton é muito bom para espairecer, não pode ser sempre casa aulas e aulas casa, faz bem, e estou a conhecer uma cidade onde nunca tinha vindo. Estou a gostar bastante', referiu a também caloira pela AEISEC, Patrícia Henriques.
A NOVA e a AAC estiveram representadas por duas equipas, AAUM, Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (AEISEC) tiveram uma equipa a competir pelo título nacional, num total de 38 estudantes-atletas.
Todos os resultados:
Ronda de vencedores (1ª)
NOVA 3 – 0 bye
AAUM 3 – 1 AAC2
AAC 3 – 0 NOVA2
AEISEC 2 – 3 AAUAv
Ronda de vencedores (2ª)