Jogos Santa Casa atribui Bolsas de Educação aos melhores estudantes-atletas na Universíada de Taipé
Os Jogos Santa Casa e a Federação Académica do Desporto Universitário vão atribuir no dia 7 de fevereiro, no Museu Nacional do Desporto, nove Bolsas de Educação aos melhores estudantes-atletas na Universíada de Taipé, que tenham tido bom aproveitamento escolar.
A cerimónia vai decorrer na quarta-feira, 7 de fevereiro, pelas 15h, no Museu Nacional do Desporto e vai contar com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, bem como do presidente da FADU, Daniel Monteiro.
Esta iniciativa, firmada na assinatura do acordo entre os Jogos Santa Casa e a FADU, é um dos pontos altos da parceria entre as duas entidades, demonstrando assim a aposta dos Jogos Santa Casa no desporto universitário.
Com a atribuição destas Bolsas de Educação, os Jogos Santa Casa, pretendem incentivar a conciliação da carreira académica com a carreira desportiva dos atletas portugueses, contribuindo, sem dúvida, para evitar quer o abandono precoce do desporto de alto rendimento quer o abandono, por vezes, precoce dos estudos, que ocorrem com regularidade preocupante
As Bolsas de Educação vão ser atribuídas aos nove atletas com melhores classificações na Universíada de Taipé e que tenham cumprido o ano letivo de 2016/2017 com aproveitamento no Ensino Superior, tendo sido utilizado como critério de desempate esse mesmo aproveitamento escolar.
Francisco Belo, medalha de ouro e Nuno Borges, medalha de bronze, são dois dos atletas agraciados com esta bolsa de estudo, bem como Samuel Barata, Mara Ribeiro, Mariana Esteves, Diana Abrantes, Inês Romero, Alexandre Pereira e Bernardo Martins.
Nestas nove Bolsas de Educação estão representadas as modalidades de atletismo, ténis, judo, ginástica artística e voleibol, tendo todos eles obtido diplomas, devido à classificação dentro dos oito primeiros lugares.
A parceria entre os Jogos Santa Casa e a Federação Académica do Desporto Universitário permite aumentar o número de estudantes-atletas apoiados pelos Jogos Santa Casa.