FADU premiada como Federação Europeia Mais Ativa no desporto universitário
O prémio de Federação Europeia Mais Ativa foi entregue pela segunda vez consecutiva à Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), durante a Gala da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) que se realizou ontem, dia 28, em Zagreb, na Croácia.
Dos mais de 40 membros associados da EUSA, a FADU destacou-se uma segunda vez pela organização de eventos, mas também pela participação e desempenho dos seus clubes nas provas europeias. Em julho de 2014, a comitiva portuguesa participante nos Jogos Europeus Universitários 2014, em Roterdão, na Holanda, contou com mais de 300 participantes, 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior, que ainda regressaram com uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze.
É um prazer receber novamente este prémio, especialmente num ano de comemoração dos 25 anos, afirma a presidente da FADU, Filipa Godinho, que no passado mês de abril de 2014 subiu ao palco da EUSA para receber o mesmo reconhecimento e ainda a atribuição da organização dos Jogos Europeus Universitários 2018 a Coimbra.
A dirigente destaca que este é um reflexo do esforço e trabalho de todos os clubes, associações académicas e de estudantes, e dos próprios atletas, técnicos e dirigentes. Em Portugal, trabalhamos como um grupo, como uma equipa, como uma família e, quando assim é, quando conseguimos trabalhar todos para um objetivo comum, vemos o desporto universitário português reconhecido, exalta Filipa Godinho.
O prémio de Melhor Fotografia do Concurso da Comissão de Estudantes da EUSA foi também recebido por mãos portuguesas, por Nuno Gonçalves, fotógrafo que acompanhou a comitiva de Andebol masculino da Universidade do Minho. "É uma grande honra não só para mim, como também para Portugal. Quero agradecer todo o apoio da FADU e da Universidade do Minho. O desporto universitário português está de parabéns por este prémio, pois foi conquistado graças aos Campeões Europeus Universitários de Andebol da Universidade do Minho, exalta o também professor de judo.
Por quatro anos consecutivos, as universidades portuguesas também se viram destacadas pela sua participação e resultados, recebendo o prémio de Melhor Universidade Europeia em desporto universitário Associação Académica de Coimbra, de 2010 a 2012, e a Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho, em 2013.
A Gala da EUSA realiza-se anualmente no âmbito da Conferência e premeia os seus membros pelos seus contributos e desempenhos no desporto universitário.