Aveiro e Guimarães recebem Campeonatos Europeus Universitários em 2021
A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) escolheu duas cidades portuguesas para acolher os Campeonatos Europeus Universitários em 2021. A cidade de Aveiro ganhou a candidatura para a organização do Campeonato Europeu Universitário de basquetebol, e Guimarães ganhou a corrida para acolher o Campeonato Europeu Universitário de voleibol.
Esta é a terceira vez que Portugal recebe a competição de basquetebol. Em 2021 assinalam-se os 20 anos sobre a organização do primeiro Campeonato Europeu Universitário da modalidade, a primeira edição teve também lugar na ‘Veneza portuguesa’ em 2001, e a outra edição decorreu em Guimarães, no ano de 2006. No voleibol esta é a segunda vez que a competição se realiza em solo luso, a primeira foi em Braga, em 2004.
De referir ainda que dentro de dois anos os Campeonatos Europeus Universitários terão competição também em andebol (Eslovénia), badminton (Miskolc, Hungria), basquetebol 3x3 (Debrecen, Hungria), desportos de Combate – Karaté, Kickboxing, Judo e Taekwondo (Zagreb, Croácia), futebol (Tirana, Albânia), futsal (Split, Croácia), orientação (St. Gallen, Suíça), pólo aquático (Miskolc, Hungria), desportos de Praia – Andebol de Praia e Voleibol de Praia (Málaga, Espanha), remo (Bydgoszcz, Polónia), ténis (Lódz, Polónia) e ténis de mesa (Olomouc, República Checa). As modalidades de bridge, escalada, golfe, rugby 7 (com candidatura de Lisboa) e xadrez ainda não têm cidade atribuída.
Ainda este ano, Braga (de 15 a 23 de julho) e Porto (de 31 de julho a 3 de agosto), recebem os Campeonatos Europeus Universitários de futsal e basquetebol 3x3, respetivamente.