TNU BTT-XCM: Eborenses voltam ao pódio
No dia 15, foi a vez de Cuba, em Beja, receber o Campeonato Nacional Universitário de BTT na vertente XCM. Num fim-de-semana em grande para a Associação Académica da Universidade de Évora, os estudantes alentejanos subiram ao primeiro lugar do pódio no masculino e no coletivo.
A prova, integrada na 10º Maratona BTT Cuba, começou bem cedo, quando os termómetros já prometiam temperaturas elevadas para todo o dia. Em competição, 8 atletas masculinos mostravam o seu melhor em 70km de prova, em busca do título de Campeão Nacional Universitário.
Tal como ditam as regras, tendo havido apenas dois clubes a efetuar inscrições e a participar na prova, a competição passou a ser considerada Torneio Nacional Universitário. Os clubes que participaram com um mínimo de 3 atletas na prova de BTT-XCO e outros tantos na prova de BTT-XCM entraram para a Pontuação Coletiva.
Com temperaturas acima dos 40º, os 8 atletas universitários cumpriram todo o percurso até passarem a linha da meta. Em primeiro lugar ficou Bruno Rosa (AAUE) com 02:30:32, seguido pelo colega José Rato com 02:43:44. A fechar o pódio ficou João Oliveira (AAUM) que fez os 70km em 03:05:0.
No coletivo, a Universidade de Évora acumulou mais pontos no conjunto desta prova com a de XCO e conquistou o primeiro lugar da classificação, depois de ter garantido o mesmo título na prova de Orientação. Os atletas da Associação Académica da Universidade do Minho, por sua vez, asseguraram a segunda posição.