História
Federação Académica do Desporto Universitário
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Fundada a 2 de Março de 1990, está dotada de Utilidade Pública Desportiva desde do ano de 1995, tendo crescido ao longo destes anos, quer ao nível de atividades organizadas, quer ao nível de número de participantes, sendo considerada hoje em dia como uma das maiores federações desportivas do nosso País.
Sendo uma Federação multidesportiva, com a missão de organizar o desporto universitário em toda a sua dimensão - desportiva, educativa e social - pretende através das várias atividades fomentar a competição, o convívio e intercâmbio de estudantes das várias instituições de ensino superior dentro e fora de Portugal. Pretende ainda, incentivar o espírito competitivo, de equipa e fair play induzindo hábitos de vida saudáveis na comunidade académica. Tem cada vez mais procurado alargar a sua oferta através da promoção de projetos e organização de atividades no domínio do desporto recreativo e informal.
Tem atualmente em competição mais de 8000 praticantes filiados, divididos por 50 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 500 equipas. Organiza anualmente 76 Campeonatos Nacionais Universitários e 48 regionais e atribui oficialmente 307 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano.
Ao longo da sua existência, a FADU tem procurado conquistar credibilidade a nível nacional e internacional. Prova disso mesmo é a participação da FADU como membro associado no Comité Olímpico de Portugal (COP), na Confederação de Desporto de Portugal (CDP), no Comité Paralímpico de Portugal (CPP), no Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e nas instituições internacionais, nomeadamente, na Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e na Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).
Sublinhe-se ainda que desde 1996 Portugal tem sido palco de realização de grandes eventos internacionais universitários. Através da FADU as entidades internacionais reconhecem uma grande capacidade e qualidade organizativa demonstrada pelas Associações de Estudantes/Académicas e instituições de Ensino Superior. Prova disso são as últimas duas décadas em que totaliza, até final de 2018, a organização de 13 Campeonatos Mundiais Universitários, 18 Campeonatos Europeus Universitários, os Jogos Europeus Universitários de 2018, do FISU Fórum 2004 (em pleno Ano Europeu da Educação pelo Desporto), do EUSA Simpósio 2005 (no âmbito das comemorações do Ano internacional do Desporto e da Educação Física) da Assembleia-geral da EUSA em 2013 e Conferência e Gala da EUSA em 2013, 2017 e 2019.
É uma das federações mais ativas a nível internacional, tendo recebido o prémio de federação mais ativa da Europa, atribuídos pela EUSA, em 5 ocasiões, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018.