CNU de Surf encerra época desportiva nacional
Carina Duarte, da Associação de Estudantes Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (AEESHTE), Basile Belime, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) sagraram-se ontem, dia 5, campeões nacionais universitários de Surf, nas vertentes feminina, masculina e coletiva, respetivamente.
No primeiro dia do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Surf disputou-se a qualificação para os quartos-de-final na prova masculina e decidiram-se as apuradas para as meias-finais femininas.
Ainda antes de a prova masculina começar, era necessário apurar os dois estudantes-atletas, inscritos após o sorteio inicial, que iriam juntar-se aos restantes participantes. Dos cinco estudantes em prova, Basile Balime, da AEIST, e João Berberan, da Associação de Estudantes da Católica Lisbon School of Business and Economics (AECLSBE), foram os apurados para a fase seguinte – o trial.
Neste, dos oito, apenas quatro tinham lugar no quadro principal e Basile Balime, que, no dia seguinte, haveria de se sagrar campeão, voltou a superar esta fase. Com ele, foi Pedro Alcobia, da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), que também pisou o mesmo pódio para receber a medalha de prata.
Edgar Nozes, estudante da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) e campeão nacional universitário a quem Basile retirou o título, sagrou-se vice-campeão.
No feminino, Inês Correia e Leonor Fragoso da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), Carina Duarte, Sofia Oliveira da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (AEFA) e Carolina Guerreiro e Ana Almeida da AAULHT apuraram-se para as meias-finais a disputar no segundo dia. Das seis estudantes, Ana Almeida e Sofia Oliveira ficaram em último das respetivas baterias.
Na final, Carina Duarte foi superior e venceu Leonor Fragoso, que renovou assim o título de vice-campeã nacional universitária, e Inês Correia (3º lugar).
No coletivo, a NOVA conseguiu uma vantagem de dois pontos da AAULHT, suficientes para garantir o troféu de campeã. A AAULHT desceu assim de posto e sagrou-se vice-campeã enquanto a AEFMH recebeu por mais um ano o troféu de 3º lugar.
A prova, que foi a última da época desportiva nacional, foi organizada pela ULHT, com o patrocínio da Sumol, no âmbito do Sumol Summer Fest, e realizou-se nos dias 4 e 5 de julho na Praia Ribeira d’Ilhas, na Ericeira.
Fotografias: Academia Lusófona Surf