U.Porto domina no CNU de Ginástica Artística
Joel Rei e Francisca Villas-Boas foram os principais protagonistas das medalhas da Universidade do Porto (U.Porto) que, em conjunto com Luís Monteiro, Bárbara Azevedo, Maria Castelo Branco e Inês Mimoso, acumularam um total de 16 medalhas.
Na prova feminina, Francisca Villas-Boas sagrou-se campeã nacional universitária em Saltos, Paralelas Assimétricas, Solo e Geral Individual, com 57,750 pontos. No concurso de Trave, Francisca recebeu a prata, sendo acompanhada pela sua colega de equipa Bárbara Azevedo no topo do pódio. Bárbara alcançou ainda o bronze em Saltos e a prata no Geral Individual, com 55,300 pontos.
Ainda no feminino, Ana Vieira da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes (AAUTAD) sagrou-se vice-campeã nacional universitária de Paralelas Assimétricas e de Solo e foi 3ª classificada no Geral Individual com 55,200. Marion Braz da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP) saiu da prova com as medalhas de prata em Saltos e de bronze em Trave.
A competição masculina viu Joel Rei conquistar três concursos – Solo, Cavalo com Arções e Barra Fixa – e liderar com 81,000 pontos o Geral Individual. Tim Clasing, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), sagrou-se campeão nacional universitário de Saltos e Paralelas e vice-campeão em Cavalo com Arções e Barra Fixa. Por menos duas décimas que Joel Rei, viu a medalha de prata no Geral Individual.
Hugo Pinto, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), é o campeão nacional universitário de Argolas e assegurou a sua presença no 3º lugar do pódio de Geral Individual com 79,100 pontos. A NOVA terminou a prova com sete medalhas – uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
O Campeonato Nacional Universitário de Ginástica Artística decorreu no passado dia 22, na Maia, organizado pela FADU em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal, e contou com a participação de cerca de 20 estudantes-atletas.