FADU e Comité Paralímpico promovem desporto adaptado no Ensino Superior
A Federação Académica do Desporto Universitário e o Comité Paralímpico de Portugal assinaram por ocasião do 9º aniversário do Comité Paralímpico de Portugal um protocolo de cooperação e de desenvolvimento do desporto adaptado no Ensino Superior.
Este protocolo vem assim dar seguimento a uma estratégia seguida pela FADU nos últimos anos, mas que ganha assim outra dimensão ao associar-se ao Comité Paralímpico de Portugal.
Este acordo prevê assim a realização de iniciativas do “Dia Paralímpico” nas instituições de Ensino Superior, a integração de modalidades de desporto adaptado nas comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário e a cooperação na recolha de dados sobre estudantes com deficiência a frequentar o Ensino Superior e respetivos hábitos de atividade física e desportiva.
O presidente da FADU, Daniel Monteiro, assinou o protocolo com o presidente do CPP, José Manuel Lourenço, na cerimónia de comemoração do 9º aniversário do Comité Paralímpico e na intervenção que protagonizou destacou a importância desta parceria, tendo como objetivo a inclusão de todos no desporto universitário.
A FADU promoveu nos últimos anos um estudo exaustivo sobre a existência de atletas do desporto adaptado no Ensino Superior e agora com este acordo com o Comité Paralímpico de Portugal, estão abertas as portas para uma maior promoção do desporto em toda a sua plenitude.
As duas instituições comprometem-se ainda a articular programas de valorização das carreiras duais, com o Comité Paralímpico a ter uma responsabilidade maior na promoção da carreira académica junto dos seus atletas, com a FADU a garantir essa articulação com as instituições de Ensino Superior.
A FADU aproveita ainda a oportunidade para enviar uma mensagem de parabéns ao Comité Paralímpico de Portugal, pelo trabalho desenvolvido na promoção do desporto adaptado ao longo dos últimos nove anos.