2ª JC Andebol m/f: AAUAv e IPLeiria com dupla presença nas fases finais
A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) apuraram-se, nos dias 16 e 17 de março, na 2ª Jornada Concentrada de Andebol, para ambas as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade. No feminino, juntou-se a equipa da Académica da Universidade de Évora (AAUE) e, nos masculinos, a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
No feminino, restavam nove jogos para disputar e a AAUAv, o IPLeiria e a AAUE aproveitaram o balanço da primeira jornada para se afirmarem no topo da tabela.
O IPLeiria abriu a jornada a vencer a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) (20-17), voltando a marcar 20 golos frente à AAUE (19-20) e terminando com uma vitória sobre a AAUAv por 18-16, na única derrota da equipa aveirense na soma das duas jornadas.
A AAUAv, com um registo só de vitórias, deslizou no seu último jogo frente ao primeiro classificado, mas só depois de vencer a AAUE (20-16), que se apurou com apenas as duas derrotas anteriormente referidas, e a AAC (16-17).
A NOVA alcançou o 4º lugar, compensando o mau começo com a vitória sobre o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) (16-25) e a AAC (17-22), que terminou em 5º com apenas uma vitória também sobre o IPG (26-19). A equipa da Guarda ficou em último lugar sem qualquer jogo ganho.
Os 16 jogos do masculino definiram os quatro apurados de uma tabela que se mostrava muito renhida. A AAUAv chegou para vencer e conseguiu sempre a vantagem sobre os seus adversários, a AAUBI (20-14), o IPLeiria (18-19), a AA da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) (14-21), à exceção da AAC, no último jogo, com quem empatou por 21.
O IPLeiria, que como a AAUAv também só trazia vitórias da 1ª jornada, acabou por sofrer duas derrotas, com a AAC (20-16) e a AAUAv, que a colocaram no 2º lugar da tabela. A AAC teve uma jornada mais atribulada, perdendo frente à AAUE (14-15) e vencendo o IPG por 32-9.
A AAUBI, 4ª apurada, esqueceu o jogo de abertura com a AAUAv e cumpriu os seus objetivos nos restantes jogos, com o IP de Viseu (IPV) (18-14), a AAUE (14-17) e o IPG (28-8), que também nos masculinos não acumulou nenhuma vitória.
A AAUE iniciou a jornada com uma grande vitória sobre a AAUTAD por 15-0 e terminou também em vantagem sobre o IPV (18-22).
A prova organizada pela AAUBI definiu as equipas que vão marcar presença nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de Andebol.