FADU, FAP e FPF reúnem para preparar Europeu Universitário de Futebol
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Federação Académica do Porto (FAP) estiveram reunidos com a Federação Portuguesa de Futebol para dar seguimento à organização da competição que vai decorrer no Porto.
No encontro estiveram presentes, pela FADU, Paulo Santos, administrador e Manuel Veloso, Secretário-Geral; Nuno Loureiro, Secretário-Geral do CEU Futebol 2017; pela FAP, Rodrigo Medeiros, vice-presidente e pela FPF, Hermínio Loureiro, vice-presidente e Pedro Dias, diretor da estrutura, tendo ainda marcado presença Carlos Lucas, diretor de competições e eventos da FPF.
As três entidades efetuaram um ponto de situação sobre a organização deste evento, tendo sido abordados aspetos de índole técnica e de arbitragem. A Federação Portuguesa de Futebol mostrou total disponibilidade para responder aos apelos da organização, sobretudo ao nível da arbitragem e da cedência de material desportivo, em particular sobre a definição da bola oficial do evento.
Do ponto de vista institucional foram também dados passos para que o Campeonato Europeu Universitário de Futebol possa ser um grande evento em todos os setores, ficando delineadas algumas iniciativas conjuntas, sobretudo relacionadas com a apresentação do evento e com a promoção da modalidade, mas também sobre a promoção da ética no desporto, um ponto essencial junto dos estudantes.
A FADU e a Comissão Organizadora do CEU Futebol pretendem envolver a Federação Portuguesa de Futebol e as associações de futebol locais na organização deste evento, mas também dar inicio a dinâmicas de trabalho que possam depois ter seguimento noutros eventos, como é o caso dos Jogos Europeus Universitários 2018, que vão integrar o futebol.
O Campeonato Europeu Universitário de Futebol decorre de 23 a 30 de Julho, no Porto, em Gaia e em Matosinhos, em femininos (futebol 7) e em masculinos (futebol 11), estando atualmente registadas o número máximo de equipas permitidas.