Está dado o pontapé de saída do Europeu Universitário de futsal em Braga
Decorreu esta terça-feira a cerimónia de abertura do Campeonato Europeu Universitário de futsal, que este ano decorre em Braga de 15 a 23 de julho. O evento desportivo, pela primeira vez a decorrer em Portugal, conta com a organização da Federação Académica do Desporto Universitário, da Universidade do Minho (UMinho) e da Associação Académica da Universidade do Minho, e com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Federação Portuguesa de Futebol.
Em solo luso estarão a competição equipas de onze academias diferentes, para disputar o título de melhor equipa da europa, no feminino. Portugal é, naturalmente, o país mais representado, com três equipas (Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Évora), segue-se França, com duas. Croácia, Alemanha, Noruega, Espanha, Rússia e Ucrânia estão representados por uma equipa.
No masculino, as equipas portuguesas em competição são a Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria. Alemanha, Ucrânia e Espanha estão representadas por duas equipas, Croácia, França, Geórgia, Israel, Itália, Noruega, Polónia e Rússia terão uma equipa a competir em Braga.
Nos discursos de abertura do evento desportivo acolhido pela academia minhota, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis, agradeceu todo o trabalho desenvolvido até ao momento e vincou a sua convicção: ‘Será o melhor europeu de futsal de sempre!’. Convicção essa, corroborada pelo presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, que sublinhou que a AAUM e a UMinho têm provas dadas na organização de eventos desportivos, recordando o sucesso das últimas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram no início de maio, em Guimarães, e de outros eventos já organizados. Daniel Monteiro aproveitou a ocasião para agradecer ‘aos atletas portugueses pela dedicação à carreira dual, e à Universidade do Minho pela organização e por continuar a ajudar a formar grandes memórias de eventos desportivos’.
A dar as boas-vindas aos atletas-estudantes esteve ainda o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que deixou o desejo de que se viva o evento de forma dupla. ‘Espero que tenham sucesso desportivo mas que acima de tudo aproveitem a cidade de Braga!’. O desejo foi por fim sublinhado pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que, antes de declarar oficialmente aberto o Campeonato Europeu Universitário de futsal, em uníssono com Hovhannes Gabrielyan (representante da Associação Europeia do Desporto Universitário – EUSA), deixou o desejo de que cada um ‘leve para casa as melhores recordações da Universidade do Minho’.