FADU conquista galardão de mérito desportivo da UTAD
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi agraciada na gala de desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com o galardão Mérito Desportivo. A gala deste ano teve um simbolismo ainda maior por ter sido a primeira de toda a academia da UTAD e não apenas da Associação Académica.
Esta foi mesmo a grande inovação deste ano, numa iniciativa que vai já na quinta edição e que este ano se “fundiu” tornando-se assim numa gala de toda a academia transmontana. Ao jornal “A Voz de Trás-os-Montes”, o presidente da AAUTAD, André Coelho, considerou que “o facto da universidade se unir a nós neste esforço de assinalar e recompensar o mérito desportivo dos nossos alunos e colaboradores é sinal, por si só, da importância que a reitoria também atribuiu à promoção do desporto na comunidade académica”.
Para a FADU, foi com particular apreço que o presidente, Daniel Monteiro, recebeu o galardão de Mérito Desportivo que considera ser, “a prova do trabalho que a FADU tem procurado fazer na promoção do desporto universitário, sendo um reconhecimento de que estamos a trabalhar em prol dos estudantes, o que representa a nossa génese”, assinalando ainda que “o facto da distinção ter sido atribuído num ano em que também a própria UTAD se envolveu mais no desporto universitário é sinal do crescimento do sector nas academias nacionais”.
Quanto aos restantes premiados da gala, Ana Madureira foi distinguida como Atleta Feminina do ano, por se ter sagrado vice-campeã europeia de Taekwondo, já na vertente masculina o vencedor foi José Duro, do tiro com arco. O Melhor Treinador do ano foi Paulo Vilela, também do Karaté. Por equipas, o galardão foi para o ténis de mesa feminino.
Para além do prémio Mérito Desportivo atribuído à FADU, foi ainda atribuído o Galardão Prestígio a Elsa Justino, administradora dos Serviços de Ação Social da UTAD, pelo projeto implementado na área desportiva.
A FADU tem marcado presença em inúmeras galas anuais dos vários clubes associados e instituições de ensino superior, eventos que considera essenciais para premiar o mérito desportivo e motivar os estudantes-atletas para as temporadas seguintes.