Presidente da FADU na Conferência de Reitores dos Jogos Europeus Universitários
A Conferência de Reitores abriu o programa educacional nos Jogos Europeus Universitários, em Coimbra. A iniciativa reuniu participantes de 40 instituições de Ensino Superior e contou com a participação do presidente da FADU, Daniel Monteiro, num dos painéis.
Daniel Monteiro abordou a questão das carreiras duais, uma das bandeiras da Federação Académica do Desporto Universitário, salientando que, a relação entre as estruturas de juventude, do desporto e da educação são a prioridade para que os estudantes-atletas possam ter cada vez melhores condições.
Para o presidente da FADU, a dinâmica desportiva dentro do Ensino Superior pode fazer-se a todos os níveis, não só enquanto atletas, mas também enquanto treinador, árbitro ou dirigente, considerando ainda essencial captar o maior número de estudantes oriundos do Ensino Secundário.
O estatuto estudante-atleta nacional foi também referido na intervenção de Daniel Monteiro, um documento que se encontra na fase final de aprovação por parte do executivo português. Esta foi aliás uma das novidades que foi trazida a público durante os Jogos Europeus Universitários.
A Conferência de Reitores encerrou com uma sessão plenária, na Sala dos Atos da Universidade de Coimbra. A iniciativa contou, entre outros, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da EUSA, Adam Roczek, do presidente da FISU, Oleg Matytsyn e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.