Joana Diogo foi 9.º lugar e ténis masculino seguiu em frente
Martim Prata defrontou o ucraniano Mykhailo Muraviov na primeira ronda de singulares e começou com o pé direito a competição ao vencer por duplo 6-3, juntando-se assim a Daniel Rodrigues na próxima ronda. Inês Mesquita foi a primeira portuguesa a competir este sábado e perdeu por duplo 1-6. Em estreia na competição de singulares, a tenista portuguesa não conseguiu superar a bielorrussa Katyarina Paulenka. Ana Filipa Santos perdeu por 1-6 e 3-6 com a checa Anastásia Zarycka (primeira cabeça de série) e ficou pelo caminho na segunda ronda, na competição de singulares. Nos pares feminino, a dupla portuguesa perdeu contra as eslovacas Veronika Koberlingova e Katarina Stresnakova, num jogo equilibrado do início ao fim (7-5 6-7 (5) e 11-13).
Joana Diogo (-52Kg) venceu Arzuv Yalkapova, do Turquemenistão, por ippon. Na fase seguinte venceu a italiana Martina Castagnola novamente por ippon e passou aos quartos de final, tendo perdido com a sul coreana Da Sol Park por ippon. Nos quartos de final da repescagem perdeu frente a Diyora Keldiyorova (Uzbequistão) por ippon e ficou em nono lugar da prova. No masculino, Pedro Silva perdeu no open com o alemão Benjamin Bouizgarne por ippon. De referir que Bouizgarne foi medalha de bronze nos Jogos Europeus Universitários de 2018, em Coimbra. João Abreu (-66kg) perdeu com o australiano Noam Tidhar, por ippon, depois de ter ganho ao turco Berat Kilic, por 1-0, na primeira ronda.
Do tapete para as águas, a Piscina Scandone foi palco para a prestação de três dos oito nadadores lusos chamados a Nápoles. Rita Frischknecht foi 24.ª classificada nos 100 metros costas, com 1:03.98 (1.ª da série), Francisco Quintas ficou em 26.º lugar nos 200 metros bruços, com a marca de 2.16.38 (1.º da série), batendo o seu recorde pessoal, e Francisco Santos foi 35.º classificado nos 50 metros costas, com 26.10 (4.º da série).
Na esgrima, Rui Costa começou a fase de poules com três vitórias e três derrotas, venceu a primeira ronda a eliminar (15-10) e perdeu a segunda (2-15) falhando o acesso ao quadro 16.
Na final feminina de all around que decorreu no Palavesuvio, Mariana Pitrez conseguiu o 18.º lugar e leva de Nápoles a sua melhor prestação internacional.
O voleibol masculino entrou ontem em campo, frente à Rússia, e perdeu por 3-1. Os portugueses começaram bem, 26-24 no primeiro set, mas perderam os restantes (15-25; 20-25 e 17-25) e entraram com o pé esquerdo na competição. Seguem-se agora a Coreia do Sul (este domingo, às 16h30 PT no Palazetto dello Sport, em Ariano Irpino), China e Estados Unidos.
Este domingo há ainda jogo do basquetebol feminino, relativo aos quartos de final, frente à República Checa (19 horas em Portugal), e estarão a competição a natação, o ténis, o judo, e será a estreia no taekwondo.