Dia Paralímpico vai entrar no Ensino Superior
A Federação Académica do Desporto Universitário esteve na Quinta-feira, 24 de janeiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro numa reunião de preparação do Dia Paralímpico, uma iniciativa promovida pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP), pela FADU, pela UTAD, e pela Associação Académica da UTAD.
No encontro de preparação estiveram presentes o vice-presidente da FADU, Francisco Duarte, o vogal do CPP, Francisco Teófilo, o presidente da Associação Académica da UTAD, José Pinheiro, e em representação da UTAD, João Ribeiro, acompanhados por outros elementos dos corpos técnicos das organizações.
No âmbito do protocolo assinado entre a FADU e o Comité Paralímpico de Portugal, a UTAD vai receber no dia 28 de março o Dia Paralímpico.
Para além da reunião de preparação, as entidades presentes visitaram ainda as instalações desportivas onde vão decorrer as atividades desportivas do Dia Paralímpico. Com o objetivo de proporcionar a experimentação de sete modalidades, a organização vai agora dar seguimento aos trabalhos procurando parcerias com as federações das respetivas modalidades.
A FADU e o Comité Paralímpico de Portugal assinaram, por ocasião do 9º aniversário do CPP, um protocolo de cooperação com vista a promover o Dia Paralímpico no Ensino Superior, a integrar modalidades paralímpicas no Dia Internacional do Desporto Universitário e a dar seguimento aos estudos estatísticos sobre a presença de atletas com deficiência no Ensino Superior.