Portugal conclui participação nos Jogos Mundiais Universitários de Inverno – Torino 2025
O selecionador e treinador nacional, Sérgio Figueiredo, fez um balanço positivo da participação portuguesa, destacando a evolução em relação às edições anteriores, analisando ainda o desempenho dos dois estudantes-atletas.
A participação portuguesa nos Jogos Mundiais Universitários de Inverno – Torino 2025 chegou ao fim, com os estudantes-atletas Vanina Guerillot e Corentin Gatignol a demonstrarem o seu empenho e determinação nas provas de esqui alpino realizadas em Bardonecchia.
Vanina Guerillot competiu ontem, dia 21 de janeiro, na prova de Slalom Feminino, alcançando a 29.ª posição entre 84 participantes, com o tempo de 1:22.69’. Já esta manhã, Corentin Gatignol enfrentou condições meteorológicas adversas na prova de Slalom Masculino, que o impediram de concluir a sua participação.
O selecionador e treinador Sérgio Figueiredo fez um balanço positivo da participação portuguesa, destacando a evolução em relação às edições anteriores e o desempenho dos dois estudantes-atletas:
"Para nós, desde já, foi uma motivação extra o facto de termos uma atleta no setor feminino. Na última participação, estivemos apenas o Ricardo Brancal, e agora alargámos um bocadinho a participação, já com dois atletas, uma no setor feminino, a Vanina, e o Corentin no setor masculino.
A nível de participação, eu penso que os objetivos foram cumpridos. A Vanina superou um bocadinho a expectativa. A preparação foi bastante boa, o que resultou numa classificação importante para a FADU e para o esqui em Portugal."
"No setor masculino, o Corentin também esteve bem. A prova de Slalom Gigante correu bem, dentro do esperado. Já no Slalom estávamos à espera de algo mais, mas as condições do dia não eram as melhores. Estávamos debaixo de um bom nevão, o que lhe provocou algumas dificuldades, também pelo dorsal alto que ele tinha e pelo traçado, que era um bocadinho exigente."
Os Jogos Mundiais Universitários de Inverno – Torino 2025 ficam assim marcados pelo esforço e resiliência dos estudantes-atletas portugueses, que enfrentaram desafios exigentes, ao competir contra a elite universitária internacional.
Resumo da participação portuguesa:
- Slalom Gigante Feminino: Vanina Guerillot – 36.ª posição entre 69 participantes
- Slalom Gigante Masculino: Corentin Gatignol – 62.ª posição entre 94 participantes
- Slalom Feminino: Vanina Guerillot – 29.ª posição entre 84 participantes
- Slalom Masculino: Corentin Gatignol – Não terminou a prova.
A FADU Portugal celebra o compromisso e o espírito competitivo de Vanina Guerillot e Corentin Gatignol, que levaram as cores de Portugal ao mais alto nível, representando com orgulho o país.