Universíadas Gwangju 2015: Portugal marca presença em novas finais do Atletismo
Miguel Moreira e Bruno Costa apuraram-se hoje, dia 11, para as finais de 800m e Salto em Comprimento, respetivamente, das Universíadas de Verão, em Gwangju, na Coreia do Sul. Ambos apuraram-se em segundo lugar dos respetivos grupos e disputam a última prova amanhã.
Miguel Moreira regressou à competição para disputar a meia-final, na qual foi o segundo melhor do seu grupos, com o tempo 1:49.05. A final entre os oito melhores está agendada para amanhã, 12, às 17h30.
Ainda no Atletismo, Portugal volta às finais, desta vez no Salto em Comprimento, com Bruno Costa a representar as cores lusitanas. Com a marca 7.67 foi também o segundo melhor do seu grupo, pouco atrás do primeiro (7.72). A prova final vai decorrer amanhã às 17h50.
Hoje dois portugueses tentaram alcançar o pódio no Salto com Vara e no Lançamento do Disco, mas a sorte não esteve do lado de Diogo Ferreira e Francisco Belo. No Salto com Vara, Diogo Ferreira não passou a primeira fasquia da fase final e terminou aí a prestação. Francisco Belo, com 52.40, terminou a prova em 13º lugar.
“Infelizmente, com a chuva que esteve, apesar de ter dado o meu melhor, não foi o suficiente para ter transposto a primeira altura. Fico triste, como é óbvio estava à espera de um bom resultado, fiz um bom aquecimento e não se refletiu na competição. Agora é seguir em frente e continuar a lutar pelos pódios”, afirma Diogo Ferreira.
Foi também dia de novas duas competições de Taekwondo. Júlio Ferreira, 14º do ranking olímpico, competiu na categoria -74kg, onde perdeu o primeiro combate com o coreano Kim, por 27-14, resultado que o afastou logo da competição. Júlio Ferreira terminou a prova em 17º lugar.
“O coreano esteve bem. Perdi um bocado controlo do jogo, perdi o controlo de mim mesmo. Acho que foi isso mesmo que aconteceu, não ter controlado o combate, ele ter dominado o ritmo de jogo e eu ter ido atrás dele”, explica Júlio.
Beatriz Fernandes, na categoria -62kg, não teve melhor sorte e enfrentou apenas o primeiro combate. A russa Elena Evlampyeva impediu a passagem da portuguesa para a próxima fase e Beatriz conquistou o 9º lugar. “Correu bem, tenho pena de ter perdido, mas fiz a tática que estava prevista. Foi pouca sorte”, conta Beatriz.
Amanhã, dia 12, Mário Silva (-63kg) e Ana Coelho (-53kg) competem no Taekwondo e a Seleção Nacional Universitária de Andebol tem a sua última prova da fase de grupos, frente ao Brasil, às 20 horas. No outro grupo, Coreia do Sul e Rússia vão disputar o lugar do segundo finalista da competição.
Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt.
Nota: as horas anunciadas são horas locais. Em Gwangju são mais oito horas do que em Lisboa.