Governo cumprimenta Missão Portuguesa à Universíada de Taipé
O governo português promoveu no dia 11 de setembro uma iniciativa de cumprimentos à Missão Portuguesa à Universíada de Taipé, coroada com cinco medalhas. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foram os anfitriões da cerimónia.
A cerimónia decorreu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Completo Desportivo do Jamor e reuniu alguns dos atletas, treinadores, oficiais e equipa médica que este presente em Taipé com as cores nacionais.
O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, salientou que este é o momento ideal para valorizar o estatuto do estudante-atleta, considerando que com a escassez de participação em provas internacionais de nível elevado, que permita aos atletas adquirir “estofo, experiência e elevar os seus próprios padrões competitivos, colocam as Universíadas como uma antecâmara olímpica perfeita, de passagem praticamente obrigatória para todos os que ambicionam alcançar e/ou manter-se no topo a cada ciclo olímpico”.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo disse ter “recebido o recado” e garantiu que o executivo está a trabalhar para “chegar a um novo estatuto estudante-atleta”, que considera “essencial para garantir um futuro nas duas áreas” e distinguindo ainda os atletas como “exemplo”.
Na cerimónia, a chefe da missão, Susana Feitor entregou ainda um kit motivacional ao Secretário de Estado com a tutela do desporto, bem como ao presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Augusto Baganha.
A Missão Portuguesa à Universíada de Taipé, com o mote Ganhar o Futuro, conquistou duas medalhas de ouro (Francisco Belo e Diogo Ferreira), uma de prata (Rui Bragança) e duas de bronze (Marta Onofre e Nuno Borges), igualando em número de medalhas a melhor participação de sempre.