Porto deixa muito boa imagem na organização do Europeu Universitário de Futebol
Terminou no Domingo, 30 de julho, o Campeonato Europeu Universitário de Futebol, que decorreu no Porto, promovido pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e pela Federação Académica do Porto (FAP).
Apesar de Portugal não ter conseguido renovar o título conquistado o ano passado, por intermédio da AAUM, o balanço organizativo foi extremamente positivo, com os responsáveis pela Associação Europeia do Desporto Universitário a saírem satisfeitos numa semana em que Portugal foi o centro do desporto universitário europeu.
Em femininos, a Universidade de Montpellier, em França, cilindrou a Universidade de Valência, da vizinha Espanha, por 7-1. Já em masculinos, vitória para a Universidade de Kuban, da Rússia, que derrotou a Universidade do Lille, França, por 2-1.
Uma semana depois de a emblemática Avenida dos Aliados ter recebido a cerimónia de abertura, desta vez o encerramento decorreu no Estádio do Inatel, palco da final, com os vencedores a serem agraciados com os troféus.
No que toca às equipas nacionais, a Associação Académica da Universidade do Minho ficou pelo caminho na fase de grupos (12º lugar), enquanto a Universidade Católica Portuguesa – Porto e a Associação Académica da Universidade de Évora cederam nos quartos-de-final. Na classificação final, a AAUE conquistou o 5º lugar e a UCP-CRP o 7º lugar.
Em femininos, a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto passaram também a fase de grupos, cedendo na primeira ronda da fase eliminatório. Na obtenção do ranking final, a Universidade do Porto conquistou um 5º lugar e o Politécnico do Porto um 8º.
Na cerimónia de encerramento, existiu ainda oportunidade para salientar os valores do fair-play e do desportivismo, que dentro de campo, existiram ao longo de toda a semana de competição.
A região do Porto recebeu o Campeonato Europeu Universitário de Futebol entre os dias 23 e 30 de julho, tendo ainda recebido em Coimbra os Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Karaté e Taekwondo, entre os dias 24 e 27 de julho, numa semana em que foi o centro do desporto universitário europeu.